Chassis com reconhecimento operacional

A linha Volksbus 2019 traz pacote de melhorias que aumenta sua competitividade no mercado

Lat.Bus 2018 Crédito: Foto: Antonio Ferro

No ano em que comemora 25 anos, a Volksbus levou para a Lat.Bus & Transpúblico 2018, ocorrida no fim de julho e início de agosto, parte de sua linha 2019, representada pelos chassis 9.160 OD Urban, 15.190 ODR, 17.260 ODS e 18.280 OTS LE – além dos veículos destinados ao programa Caminho da Escola – com a introdução de um pacote de melhorias para oferecer mais competitividade nas operações. Segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus, conforto, robustez e segurança superiores, bem como maior facilidade de encarroçamento e manutenção são os principais resultados promovidos.

Dentre as novidades na linha de chassis com motor dianteiro estão a coluna de direção ajustável em altura e profundidade, recurso fundamental para o dia a dia do condutor. Depois, a presença de uma longarina inteiriça que, juntamente com o novo suporte de mola dianteira, eleva a resistência do chassi; os chassis também ganharam proteção extra com chicotes elétricos enfitados e novos conectores, assim como a inserção de uma caixa de fusíveis primários.

De acordo com a montadora, também há mudanças no cockpit e no quadro que dá suporte aos reservatórios localizados na frente do veículo. Dessa forma, se assegura maior resistência à torsão e tensão a que esses componentes estão submetidos nas severas aplicações da realidade de países como o Brasil.

Outro detalhe é uma nova coifa de borracha para a alavanca de troca de marchas, que aumenta a preservação do conjunto e proporciona uma barreira extra contra contaminação.

A fabricante ainda destacou a sua conhecida Seleção Volksbus, ônibus configurados para o transporte de times de futebol, e que está renovada. São nove dos mais renomados clubes do País. O décimo ônibus foi entregue para o time do interior paulista Red Bull.

Também, durante a feira, a Volkswagen fez a entrega de um novo ônibus destinado ao clube Sociedade Esportiva Palmeiras, sendo o veículo uma novidade em termos de configuração. Trata-se do modelo 18.330 OT 6×2, desenvolvido em parceria com o BMB, centro de customização exclusivo da empresa. Ele vem equipado com motor Cummins de 360 cv e transmissão automática ZF Ecolife com retarder integrado, uma novidade que agrega robustez e funcionalidade ao conforto para o motorista e os passageiros. O veículo recebeu a recém-lançada e exclusiva carroceria Irizar i6s, possuindo sistema de áudio e vídeo, climatização, poltronas reclináveis, carregadores USB em todas as poltronas e interior requintado inspirado nas cores e brasão do clube.

Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO, comentou o momento especial vivido pela fabricante ao comemorar 25 anos de mercado, com mais de 150 mil veículos produzidos para o transporte coletivo de passageiros. “Fomos pioneiros na criação dos monitores de pós-vendas, um diferencial de mercado para o melhor atendimento aos clientes. Também destaco o centro mundial de desenvolvimento localizado em nossa fábrica na cidade de Resende (RJ), com mais de 500 engenheiros e técnicos empregando a mais alta tecnologia com eficiência inspirada na indústria aeronáutica.”

Ao empregar softwares de ponta para construir protótipos e pistas de testes 100% virtuais, a marca possui um processo denominado Model Based Engineering para calcular a vida útil de cada componente em condições dinâmicas, antes mesmo da construção de protótipos. Sua estratégia de negócios também engloba mecanismos de co-desenvolvimento com encarroçadores, o que garante uma estrutura adaptada da carroceria para beneficiar a durabilidade do conjunto, refletindo de forma positiva no custo operacional do frotista.

No programa federal Caminho da Escola, a Volksbus venceu neste ano a licitação para a entrega de 3.400 ônibus escolares, veículos esses que podem ser adquiridos por prefeituras e estados de todo o Brasil até abril do próximo ano. Estão disponíveis para a compra na licitação os modelos configurados para atender às regiões rurais e urbanas do Brasil: ORE1 e ORE3 (Ônibus Rural Escolar para 29 e 59 alunos), atendidos respectivamente pelos modelos Volksbus 8.160 ODR, e Volksbus 15.190 ODR e o ONUREA Piso Alto (Ônibus Urbano Escolar Acessível para 30 alunos) com base no chassi Volksbus 8.160 OD. Todos os chassis contam com carrocerias da Marcopolo e Neobus. Até hoje, 16 mil Volksbus transportam mais de 3,5 milhões de crianças nos lugares mais remotos do Brasil, informou a marca.


Notícias relacionadas