Curiosidades

Caminhões famosos: veja cinco marcas que não estão no Brasil

As marcas de caminhões internacionais que não vendem seus veículos no Brasil são famosas em diversos países e por aqui também; saiba quais são

Aline Feltrin

07 de dez, 2023 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

marcas de caminhões
Uma das marcas que não vendem no Brasil é a norte-americana Peterbilt
Crédito:Divulgação| Peterbilt

Para quem já se perguntou por que algumas marcas icônicas de caminhões não estão no Brasil, especialistas costumam explicar que existem vários motivos. Alguns dos principais são as regulações e normas locais específicas. Esses fatores representam desafios para que essas montadoras desembarquem por aqui. Ou seja, são adaptações e certificações que precisariam providenciar para se encaixarem aos padrões nacionais.

LEIA MAIS
Volkswagen diz que mercado de caminhões deve crescer 15% em 2024
Valor de revenda: veja alguns dos caminhões mais bem cotados
Caminho da Escola: Iveco entregará 7,1 mil ônibus em 2024 ao governo

Outro motivo pode estar ligado à demanda e à preferência do mercado brasileiro. Muitas vezes eles não se alinham aos caminhões oferecidos por essas marcas. Além disso, há o fator da concorrência local. Ou seja, a presença de marcas já consolidadas por aqui. E isso poderia dificultar a entrada de novos competidores.


Publicidade

Por fim, não vender caminhão no Brasil pode, simplesmente, não ser a estratégia de expansão global dessas empresas. A reportagem do Estradão lista abaixo cinco marcas de caminhões que não estão em nosso mercado, mas que fazem sucesso em diversos outros países. Confira quais são.

Western Star          

Famosa por produzir caminhões pesados personalizados para aplicações mais severas, a Western Star é uma marca que pertence à Daimler Trucks North America. Portanto, uma divisão da Daimler AG.

Divulgação| Western Star

Seja como for, sua história começa em 1967. Foi quando começou a fabricar caminhões em British Columbia, no Canadá. Assim, uma das características mais conhecidas da fabricante é a sua ênfase em customização dos veículos. Alguns dos modelos mais emblemáticos da marca são, assim, os pesados 4700, 4900 e 5700. Embora tenha suas raízes no Canadá, a Western Star tem uma presença global. Assim, fornece caminhões para diversos países do mundo.

Kenworth

A montadora iniciou sua história no ano de 1923 em Seatle, Washington. Uma curiosidade é pertence ao Grupo Paccar. Aliás, o mesmo que detém a marca DAF presente no Brasil desde 2013. A Kenworth é conhecida por projetar e fabricar caminhões pesados. Os veículos são destinados a diversas aplicações. O que inclui, por exemplo, construção e logística.

Divulgação| Kenworth

Seja como for, os caminhões Kenworth são frequentemente considerados como uma opção premium devido ao design personalizável. Bem como acabamentos interiores e diversas configurações disponíveis. A linha de produtos da Kenworth inclui modelos como o Kenworth T680, T880 e W990.

Mack Trucks

Com origem na Pensilvânia, a Mack Trucks produz caminhões pesados. Eles são projetados para aplicações desafiadoras desde 1900. Seus veículos são utilizados na indústria de construção, mineração e transporte de carga pesada.

Divulgação| Mack Trucks

Ao longo dos anos, a Mack introduziu modelos que se tornaram emblemáticos na indústria. O Mack R e o Mack Super-Liner são alguns exemplos. Em 2000, a Mack Trucks se tornou parte do Grupo Volvo, uma das principais fabricantes globais de veículos comerciais.

Freightliner

A tradicional marca norte-americana de veículos comerciais, presente desde 1942, é uma das principais fabricantes de caminhões nos Estados Unidos. Assim como a Western Star, faz parte do Grupo Daimler AG. Seu portfólio atende desde operações em construção até as especiais. Além de caminhões, a empresa produz chassis de ônibus.

Divulgação| Freightliner

Entre os modelos emblemáticos de caminhões da marca, o Freightliner Cascadia ganha notoriedade no segmento de transporte de longas distâncias. Seja como for, o modelo é reconhecido pelo conforto que proporciona aos motoristas. Outro destaque é o Freightliner M2 106 para aplicações em distribuição urbana, construção e serviços públicos. Aliás, este modelo versátil atende diversas necessidades. E pode servir como caminhões de reboque e veículo de entrega.

Por fim, podemos citar também o imponente Freightliner Coronado, associado a aplicações de transporte pesado e longa distância. Sua fama é de oferecer ambiente confortável para o motorista e um bom desempenho em viagens longas.

Peterbilt

A marca norte-americana de caminhões produz veículos pesados e personalizados desde 1939. Assim, é conhecida por seus robustos caminhões Classe 8. Em outras palavras, são modelos que operam em transporte de longa distância e em operações especializadas.


Seja como for, a ênfase da Peterbilt na personalização permite que os clientes adaptem os caminhões de acordo com necessidades específicas de operação e preferências estéticas. Entre os modelos mais icônicos estão o Peterbilt 379 e o Peterbilt 389 que costumam chamar atenção nas estradas por onde passam.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião