Os motores do Programa Caminho da Escola começaram a esquentar. Na sexta-feira, 20, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou audiência pública para definir as especificações técnicas dos ônibus escolares. Tanto os de uso urbano quando os rurais. O programa permite a aquisição de ônibus para transportar alunos das redes públicas de ensino do Brasil inteiro.
Conforme o FNDE, a audiência pública é uma etapa importante do processo de compras. Isso porque permite melhorar as especificações técnicas dos produtos. Bem como promover modificações nas condições do edital da licitação. Portanto, de acordo com a realidade do mercado.
Seja como for, a expectativa para 2023 é que o governo federal encomende 11,4 mil ônibus escolares. Além disso, as entregas devem ser feitas até o primeiro semestre de 2024. Portanto, o volume é quase duas vezes maior que o registrado nos últimos três anos.
Publicidade
LEIA MAIS
Caminhão Scania R 580 V8 6x4 ganha cabine bicuda feita por preparadora
Massa bruta: veja os caminhões populares mais parrudos do mundo
Contran libera transformar rodotrem de 9 eixos em super rodotrem de 11 eixos
Caminho da Escola já entregou 2.487 ônibus
Neste ano, até abril, o Programa Caminho da Escola garantiu a entrega de 1.030 ônibus escolares em todas as regiões do País. Desse total, 535 foram para o Nordeste e 212 para o Sudeste. Bem como 153 foram enviados à região Sul e 69, a municípios do Centro-Oeste. Por fim, 61 foram entregues no Norte. O valor total do repasse feito pelo FNDE até abril foi de R$ 6,24 milhões.
Criado em 2007, o Programa Caminho da Escola visa renovar a frota de veículos escolares. Assim, o objetivo é contribuir para a redução da evasão escolar. Afinal, os alunos, sobretudo de regiões afastadas dos grandes centros, têm transporte garantido para ir e voltar das aulas. Conforme informações do FNDE, 1.300 municípios aderiram ao programa.
Para as fabricantes de ônibus, o Caminho da Escola também é muito importante. Afinal, as 11,4 mil encomendas que devem ser feitas em 2023 representam 52,1% de todas as vendas feitas no ano passado. De acordo com a Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias do País, em 2022 foram emplacados 21.860 ônibus no Brasil.