Depois de a Volkswagen Caminhões e Ônibus fechar seu contrato, a Iveco Bus anuncia que também ganhou licitação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE). Assim, será um dos principais fornecedores de ônibus para o Programa Caminho da Escola em 2024, com um total de 7,1 mil unidades.
Conforme publicado pelo Estradão, a Volkswagen Caminhões e Ônibus vai entregar 5,6 mil ônibus escolares. O programa do Governo Federal visa levar o transporte escolar às regiões de mais difícil acesso do País. Dessa forma, a Iveco é a fabricante que vai fornecer um lote de 3,5 mil ônibus na categoria Ônibus Rural Escolar 3 (ORE3). Ou seja, modelos com capacidade para 59 estudantes.
LEIA MAIS
Volkswagen diz que o mercado de caminhões deve crescer 15% em 2024
Caminhão Peterbilt com 7 lugares e 'cama de casal' está à venda; veja o preço
Iveco Daily ganha câmbio automático do Lamborghini Urus; veja o preço
Publicidade
Do mesmo modo, a fabricante também vai entregar outras 3.600 unidades na categoria Ônibus Rural Escolar 2 (ORE2). Estes têm capacidade para transportar 44 estudantes. "Ganhar essa licitação reforça a importância do Caminho da Escola para a Iveco Bus. Estamos presente no programa há mais de uma década", declarou o diretor da Iveco Bus para a América Latina, Danilo Fetzner.
Nesse sentido, a fabricante de origem italiana entregou os seus primeiros CityClass ao programa, ainda em 2009. Ao longo desta trajetória, a marca já produziu mais de 8 mil ônibus, de diferentes configurações ao Caminho da Escola.
Sobre os ônibus
Seja como for, para a categoria ORE-2, a Iveco vai fornecer o chassi 10-190. O modelo é indicado para diferentes operações e terrenos. E conta com o motor FPT N45, de quatro-cilindros, que desenvolve potência de 190 cv. Além disso, tem PBT de 10,5 t, o que permite configurar o micro-ônibus conforme a necessidade do cliente.
Contudo, para o ORE-3, a marca conta com o chassi 15-210, de 15 t de PBT. Este modelo também traz o motor FPT N45, mas com potência de 210 cv. Ambos os modelos contam com suspensão elevada, o que garante aos ônibus maior altura em relação ao solo. Além disso, têm bloqueio de diferencial, o que facilita a transposição de atoleiros.
Do mesmo modo, são equipados com pneus de uso misto. Assim como contam com redução de balanço dianteiro e traseiro, para facilitar o acesso a lugares acidentados. Os ônibus serão produzidos na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, MG, e serão entregues ao longo de 2024.