Notícias

Caio lança ônibus articulado 100% elétrico para corredores urbanos

Novo modelo amplia catálogo de produtos da Caio e atende sistemas de transporte de alta capacidade com foco em eletrificação

Thiago Vinholes

30 de jul, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Caio, eMillennium BRT
Primeiro eMillennium BRT feito pela Caio tem powertrain elétrico fornecido pela BYD
Crédito:Caio/Divulgação

A fabricante de carrocerias Caio Induscar apresentou nesta semana o eMillennium BRT, um novo modelo de ônibus articulado com tração 100% elétrica e projetado para operações em corredores urbanos.

De acordo com a empresa, o eMillennium BRT aceita diferentes tipos de chassis elétricos e atende sistemas de transporte urbano de média e alta capacidade. O primeiro exemplar apresentado pela fabricante tem motorização fornecida pela BYD.

“Este lançamento representa não apenas um avanço técnico, mas um convite ao usuário: mostrar que o transporte público pode e deve ser sinônimo de qualidade e sofisticação”, afirma Paulo Ruas, CEO da Caio.

Design inspirado em sistemas europeus

Segundo a Caio, o design do modelo elétrico é inspirado em sistemas de ônibus urbanos usados em cidades europeias. Ainda de acordo com o fabricante, o veículo tem acabamento com chapas raiadas e usa materiais modulares para facilitar a manutenção. Além disso, a iluminação externa é composta por luzes em LED, incluindo sinalizadores dinâmicos nas portas.

eMillennium BRT
Interior usa elementos de acabamento feitos de materiais reciclados - Caio/Divulgação

Na parte interna, o ônibus utiliza materiais recicláveis e componentes leves. Os bancos têm revestimento resistente à água e os painéis laterais combinam plásticos compostos com acabamentos vinílicos. Ademais, a cabine de condução tem isolamento acústico e acabamento em cores escuras que reduzem reflexos que possam ofuscar a visão do motorista.

O modelo ainda possui portas do tipo fole alinhadas à lateral da carroceria. Segundo o fabricante, essa característica reduz o arrasto aerodinâmico do ônibus e melhora a distribuição do ar-condicionado. Ademais, a traseira abriga lanternas com iluminação homogênea e integradas ao desenho do veículo.

Ônibus da Caio adota câmeras no lugar de espelhos retrovisores

Entre os principais recursos tecnológicos, o eMillennium BRT substitui os espelhos retrovisores tradicionais por câmeras externas ligadas a monitores instalados na cabine. De acordo com o fabricante, esse sistema melhora a visibilidade do motorista em qualquer condição de luz e reduz os pontos cegos.

Caio, eMillennium BRT
Espaço do motorista tem acabamento em cores escuras que reduzem reflexos -Caio/Divulgação

O veículo também incorpora câmeras internas e externas para monitoramento, com possibilidade de integração a sistemas de vigilância urbana. Por fim, a iluminação frontal inclui luzes de rodagem diurna e uma faixa de LED que se acende durante o acionamento das portas.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião