A BYD iniciou uma nova fase na oferta de ônibus elétricos no Brasil. A partir de agora, toda a linha de modelos da marca chinesa marca passa a ter baterias Blade. Ou seja, o sistema consagrado em veículos de passeio tanto da BYD quanto de outras fabricantes. Segundo a companhia, a novidade garante maior segurança, eficiência e durabilidade.
Conforme a BYD, as baterias Blade foram lançadas em 2020 e redefiniram padrões de segurança na indústria de veículos. Nesse sentido, colabora o formato alongado e as células LFP (lítio-ferro-fosfato) dispostas horizontalmente. Assim, ocupam menos espaço e ajudam a reforçar a estrutura do veículo. Do mesmo modo, a tecnologia garante maiores rigidez e desempenho térmico.
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Segurança comprovada em testes extremos
Além disso, a BYD garante que submeteu a Blade a testes rigorosos, como perfuração por prego, aquecimento a 300 °C e esmagamento. Mesmo nessas condições, a bateria manteve estabilidade térmica e não apresentou risco de incêndio ou explosão, segundo a fabricante. Portanto, os resultados superam as exigências da indústria automotiva e aumentaram a proteção em casos de colisão ou perfuração.

Autonomia e recarga mais rápidas
Além da segurança, a Blade tem maior durabilidade, de acordo coma BYD. Assim, mantém a eficiência por mais tempo e reduz os custos com manutenção. Para os ônibus elétricos BYD, a Blade será oferecida com capacidades entre 425 kWh e 499 kWh (modelo BC12), e de 542 kWh a 642 kWh (BC22). Dessa forma, a recarga completa pode ser feita em até duas horas em carregadores rápido.
Na prática, a autonomia entre as recargas chega a 270 km, com a menor bateria, e a até 350 km com a maior, seja qual for a condição de tráfego. A BYD monta os chassis de ônibus na planta de Campinas (SP), inaugurada em 2015. Segundo a empresa, essa unidade é considerada estratégica na América Latina.
Produção nacional e redução de emissões
Seja como for, a BYD promete iniciar a produção das baterias Blade em Manaus em 2026. Segundo a marca chinesa, cada chassi de ônibus elétrico evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano na comparação com modelos com motor a diesel. Ou seja, o equivalente a 847 árvores. Além disso, a marca informa que esses veículos podem operar por até 15 anos, ante 10 anos dos modelos a diesel.
Expansão da frota elétrica no país
Segundo o diretor de veículos comerciais e da divisão solar da BYD Brasil, Marcello Schneider, a chegada da Blade aos ônibus é um divisor de águas. “A Blade já é adotada por várias marcas globais. Agora, levá-la ao transporte coletivo é motivo de orgulho e um passo decisivo para um futuro mais limpo e inteligente”, afirma.
Recentemente, a BYD entregou 60 novos ônibus elétricos para as operadores de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Com isso, agora há 183 veículos da marca na capital paulista. Em todo o Brasil, a projeção é de que, até o fim de 2025, mais de 500 ônibus elétricos da BYD estejam em operação.