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BYD lança terceira geração de ônibus elétrico com sistema de 1.000 volts

Terceira geração de ônibus elétrico da BYD estreia com sistema inédito de 1.000 volts e novos recursos de eficiência e segurança

Thiago Vinholes

20 de set, 2025 · 5 minutos de leitura.

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Novo ônibus elétrico BYD C11 tem até 720 km de autonomia
Crédito:BYD/Divulgação

A BYD apresentou na China, em 15 de setembro, a sua plataforma de ônibus elétrico de terceira geração. O primeiro modelo a utilizar a nova base é o C11, um ônibus urbano de 11 metros de comprimento. Segundo informações do fabricante divulgadas na mídia chinesa, o veículo possui uma arquitetura elétrica de 1.000 volts, algo inédito no setor de transporte coletivo.

A montadora não informou quando iniciará as vendas nem quais mercados receberão o C11, mas adiantou que o modelo terá cinco opções de bateria — 184 kWh, 257 kWh, 311 kWh, 425 kWh e 593 kWh — com autonomia de 220 a 730 quilômetros, dependendo da aplicação.

O veículo é equipado com baterias do tipo Blade, de fosfato de ferro-lítio (LFP), integradas diretamente ao chassi. De acordo com o fabricante, esse arranjo, disponível na nova plataforma de terceira geração, tem maior rigidez estrutural, reduz a altura em relação ao solo e preserva espaço interno para bagagens.

Além disso, o novo projeto da BYD traz uma nova eletrônica com elementos de carboneto de silício e um sistema atualizado de gerenciamento térmico. Segundo a empresa, esses dispositivos de nova geração reduzem o consumo de energia em até 18% e ampliam a autonomia do veículo em climas frios entre 50 e 80 quilômetros.

Diferenças e vantagens do sistema de 1.000 volts

O grande destaque técnico da plataforma de terceira geração da BYD é o sistema de 1.000 volts, que substitui as arquiteturas tradicionais de 400 V ou 800 V. Na prática, essa configuração significa que a mesma potência pode ser entregue com correntes menores. Como resultado, há menos perdas por aquecimento, maior eficiência e cabos mais leves, segundo o fabricante.


Outra vantagem está no carregamento. A alta tensão permite taxas de recarga mais rápidas, desde que a infraestrutura seja compatível, o que reduz o tempo de parada dos veículos. Além disso, a mesma arquitetura pode alimentar de forma mais eficiente os sistemas auxiliares do veículo, como climatização e eletrônica embarcada.

Segurança e sistemas embarcados de terceira geração

A plataforma de terceira geração da BYD também introduz novos recursos de segurança ativa. Entre eles está o Driver Disability Assistance 2.0, que permite que passageiros acionem um botão de emergência para parar o ônibus em caso de incapacidade do condutor. Há ainda um sistema de estabilização que atua em milissegundos quando ocorre estouro de pneu em velocidades de até 100 km/h, bem como controle inteligente de torque (iTAC) e suspensão ativa opcional em um ou ambos os eixos.

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