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BYD lança novo ônibus elétrico intermunicipal com autonomia de até 700 km

Novo ônibus elétrico intermunicipal B13.b conta com tecnologia de bateria integrada ao chassi e capacidade para até 78 passageiros

24 de jun, 2025 · 5 minutos de leitura.

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BYD, ônibus elétrico intermunicipal
Novo ônibus elétrico da BYD é feito para cobrir trechos intermunicipais
Crédito:BYD/Divulgação

A BYD apresentou um novo modelo de ônibus elétrico intermunicipal durante o evento UITP Summit 2025, realizado neste mês em Hamburgo, na Alemanha. Chamado de B13.b Low Entry, o veículo é uma evolução do primeiro B13 e adota tecnologias que, de acordo com o fabricante, garantem maior eficiência energética, desempenho e capacidade operacional.

O novo ônibus possui 13,2 metros de comprimento e pode transportar até 78 passageiros, sendo 49 sentados. Como comparação, o modelo anterior acomoda 70 pessoas. Além disso, a fabricante afirma que o B13.b pode alcançar até 700 quilômetros de autonomia, graças ao uso de baterias mais densas.

Novo ônibus tem 13,2 metros de comprimento - BYD/Divulgação

Nesse sentido, o B13.b utiliza as baterias Blade, de lítio-ferro-fosfato (LFP), desenvolvida pela BYD em parceria com a BorgWarner. Conforme o fabricante, a capacidade máxima disponível é de 560 kWh. A empresa também planeja uma versão de 476 kWh, com autonomia de até 620 quilômetros.

Ainda segundo a BYD, o novo ônibus elétrico intermunicipal tem uma plataforma do tipo “ Cell-to-Chassis”. Nesse tipo de configuração as baterias são integradas à estrutura do veículo. A fabricante anuncia que esse design reduz o peso total do ônibus e aumenta a rigidez torcional, melhorando a estabilidade durante a condução.


ônibus elétricos intermunicipal
Ônibus pode embarcar até 78 passageiros - BYD/Divulgação

Outro recurso incorporado no B13.b é sistema térmico integrado, responsável por gerenciar o aquecimento e o resfriamento do trem de força e das baterias. De acordo com a BYD, esse componente reduz em até 10% o consumo de energia do ônibus.

Novo sistema de propulsão e carregamento duplo

O trem de força do B13.b é composto por dois motores elétricos montados nos cubos da rodas traseiras. Cada um gera 204 cv de potência, que permitem ao ônibus atingir velocidade máxima de 100 km/h. Além disso, a BYD incluiu no modelo seu novo controlador 6 em 1. Esse componente combina seis sistemas elétricos principais em um único módulo compacto: duas unidades de controle de motor, o sistema de direção, o compressor de ar, o conversor DC-DC e a unidade de distribuição de energia. Segundo a empresa, o novo é mais leve e ocupa menos espaço, além de oferecer maior eficiência operacional.

BYD, B13.b Low Entry
B13.b Low Entry tem autonomia de até 700 km com uma carga - BYD/Divulgação

No quesito carregamento, o B13.b oferece diferentes possibilidades. É possível carregar o veículo com um carregador de 192 kW ou com dois carregadores simultâneos de mesma potência. Além disso, há a opção de carregamento por pantógrafo, com potência máxima de até 500 kW.


Por ora, a BYD não informou os mercados específicos para o início das vendas do B13.b Low Entry.

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