A BYD entregou 60 dos 120 novos ônibus elétricos previstos para a cidade de São Paulo. Todos os veículos são do modelo D9W com carroceria Caio. Essa ação representa um novo marco no plano da cidade de reduzir as emissões e melhorar a qualidade do ar.
Durante o evento, o prefeito Ricardo Nunes celebrou os resultados. Ele destacou que os novos coletivos substituem o consumo de 35 mil litros de diesel por ano. O que equivalem ao plantio de 6.400 árvores.
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“Chegamos a 841 ônibus sustentáveis na cidade. Isso significa menos poluição, menos doenças respiratórias e uma cidade mais saudável”, afirmou o prefeito.
Além disso, os novos modelos já circulam em quatro regiões da capital, Noroeste, Oeste, Sul e Norte, sendo operados por cinco concessionárias. No total, São Paulo passa a contar com 183 ônibus elétricos da BYD. Enquanto o Brasil já soma mais de 300 unidades da marca.
Eficiência energética e economia operacional
Projetado para jornadas diárias intensas, o BYD D9W tem 12,98 metros de comprimento e autonomia de até 250 quilômetros. Com tempo médio de recarga entre 2 e 3 horas em tomadas de 380V, o modelo oferece uma economia de até 70% nos custos operacionais em comparação aos ônibus a diesel, segundo o fabricante. Esse desempenho se deve ao consumo otimizado de energia elétrica e à integração de tecnologias embarcadas.
Outro diferencial relevante é o sistema de freios regenerativos. A tecnologia converte a energia de frenagem em eletricidade para recarregar as baterias, o que reduz ainda mais o consumo. O modelo também se destaca pelo desenho Low Entry. Assim, elimina degraus e facilita o embarque de pessoas com mobilidade reduzida.
Como parte do pacote de conforto e segurança, a suspensão pneumática ajustável garante maior estabilidade. Enquanto o ar-condicionado, Wi-Fi e portas USB elevam a experiência dos passageiros.
Investimento com impacto social e ambiental
Diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil, Bruno Paiva, diz que os ônibus são produzidos localmente. “Nosso objetivo é apoiar a transformação da mobilidade urbana com soluções que atendam às exigências ambientais e sociais atuais e futuras do País”, acrescenta.
Por sua vez, Ricardo Nunes, destacou que a renovação da frota também traz benefícios para os motoristas. “Um ônibus elétrico é silencioso, confortável e melhora a condição de trabalho. Isso também é investir em quem opera o sistema todos os dias”, disse.
Seja como for, cada chassi de ônibus elétrico fabricado pela BYD evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano. Ou seja, o que equivale ao plantio de 847 árvores. Além disso, esses veículos têm vida útil de até 15 anos. Dessa forma, supera os 10 anos dos modelos convencionais a diesel.
A empresa mantém operações estratégicas no Brasil. Em Campinas (SP), a BYD monta os chassis dos ônibus. Já em Manaus (AM), produz baterias de fosfato de ferro-lítio para atender à demanda crescente do transporte limpo.