A BYD, líder global na venda de veículos elétricos e baterias, apresentou na Busworld Europe 2025, em Bruxelas, sua nova geração de ônibus com a plataforma 3.0. Ou seja, que integra a bateria Blade ao chassi. Além disso, a marca chinesa exibiu três novos modelos: B12.b HF, B12.b LE e B18.b. Bem como anunciou a ampliação de sua estrutura industrial e de serviços na Europa.
De acordo com a vice-presidente executiva global, Stella Li, os novos ônibus vão contribuir para um transporte limpo. “Os novos modelos de ônibus elétricos, aliados à expansão da nossa capacidade de produção e suporte na Europa, reforçam o compromisso da BYD em acelerar a transição para um transporte público mais sustentável”, diz.
VEJA MAIS
Fenauto prevê mais de 440 mil caminhões usados vendidos no Brasil em 2025
Em caminhões pesados Volvo FH 540 lidera com folga
MWM e PepsiCo convertem caminhão a diesel em biometano
Modelos com maior autonomia e foco em eficiência

O B12.b HF tem compartimento de 5,7 m³ que comporta até 121 malas de 20 polegadas. Além disso, sua autonomia chega a 650 km, de acordo com a norma de medição europeia. Segundo a BYD, o modelo tem sistema de carregamento rápido de 520 kW, por meio de plugue duplo ou pantógrafo. A bateria LFP Blade, de 495 kWh, é considerada uma das mais seguras do mercado, conforme a marca.
Seja como for, o destaque entre os lançamentos é o articulado B18.b, de 18 metros, capaz de transportar 146 passageiros. Além disso, o ônibus elétrico tem autonomia de até 630 km e pode ser configurado com tração integral. Assim, garantindo melhor desempenho em subidas e sobre pisos escorregadios.
Conforme a BYD, um novo sistema de controle hidráulico melhora a estabilidade em curvas. Enquanto a frenagem regenerativa reduz o desgaste dos freios e aumenta a eficiência energética, sobretudo em descidas longas.
Expansão industrial e liderança na Europa
A BYD anunciou no evento seus novos centros de manutenção de baterias OEM e a expansão da fábrica na Hungria. Com isso, a capacidade anual da planta vai ultrapassar 1.000 ônibus elétricos. A empresa também inaugurou sua primeira oficina dedicada a sistemas de baterias no Reino Unido.
Atualmente, mais de 7.000 ônibus elétricos da BYD estão em circulação ou encomendados em 26 países e 160 cidades europeias, segundo a marca. Em setembro, a fabricante comemorou a entrega do e-Bus número 5.000 na Europa. Assim, consolidou-se como líder em eletromobilidade no continente. No mundo todo, foram entregues mais de 89 mil unidades.
Participação brasileira e perspectiva
Conforme o diretor de veículos comerciais e solar da BYD Brasil, Marcello Schneider, a Busworld é uma grande oportunidade para conhecer o que há de mais avançado em mobilidade elétrica. No entanto, até o momento não há informações sobre a vinda ao País dos modelos apresentados na feira.
A BYD produz chassis de ônibus elétricos na planta de Campinas (SP) e soma mais de 400 unidades vendidas no País. De acordo com a empresa, cada um desses veículos evita a emissão de 118 toneladas de CO₂ por ano. Ou seja, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Além disso, a vida útil desses modelos é estimada em até 15 anos. Portanto, superior aos 10 anos da média dos ônibus com motor a diesel.