Aline Feltrin

02/06/2023 - 4 minutos de leitura.

Busscar lança novo ônibus rodoviário Euro 6 com foco no mercado de luxo

Os novos ônibus da Busscar vão atender ao segmento rodoviário com desenho mais imponente e redução de custo com combustível e manutenção

A nova linha da Busscar ganhou um estilo mais imponente Crédito: Divulgação/Busscar

Depois de ouvir as exigências e necessidades de operadores rodoviários de ônibus, a encarroçadora Busscar lançou a linha NB1. Ela é formada pelos modelos Vista Buss 345 e Vista Buss 365. Com a novidade, a empresa quer oferecer aos passageiros mais conforto.

Por isso, os veículos ganharam melhorias na parte interna e externa na comparação com os demais modelos da marca. São atributos como faróis de LEDs. Bem como  iluminação lateral. Além de retrovisor com um desenho aerodinâmico mais visível o que deixa a aparência mais imponente.

Outro destaque é a força de arrasto de 4,2%. Conforme a encarroçadora, essa característica ajuda a proporcionar economia no consumo de diesel. E também de pneus e de outros componentes. De qualquer maneira, os ônibus também contam com um aerofólio (foto abaixo). O que também coopera para uma melhor aerodinâmica.

Continua depois do anúncio

LEIA MAIS
Scania vai testar ônibus elétrico a baterias em São Paulo
Mercedes-Benz Arocs 10x4 autônomo tem preço de 50 Renault Kwid

Preço da fiscalização bienal de tacógrafos baixa mais de 50%

Aerofólio melhora aerodinâmica do ônibus. Divulgação/Busscar

Com a nova linha, a Busscar mira, principalmente, operadores premium do segmento rodoviário. Sobretudo os de turismo, devido à migração dos passageiros de avião para os ônibus. Esse movimento começou a ocorrer após a alta contínua no preço das passagens aéreas.


Conforme o diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, a nova família já está preparada para ser encarroçada em chassis Euro 6. Por isso, foram necessárias adaptações técnicas. Seja como for, a linha NB1 pode servir para chassis de diversas marcas.

Divulgação/Busscar

Falta de chassis Euro 6

As boas expectativas comerciais para os novos produtos não escondem a preocupação da Busscar com relação aos gargalos atuais do setor de ônibus. Um deles é a falta de oferta de chassis com motor traseiro Euro 6. O que limita atender a novos pedidos. Seja como for, essa configuração é a mais utilizada para encarroçar ônibus rodoviários. "Nós estamos sofrendo muito. É um projeto que depende do chassi. Com essa realidade, muitos precisam ser adiados", explica Corso.


Por causa dessa e de outras limitações, como as altas taxas de juros e a restrição ao crédito, Corso espera um mercado menor do que em 2022. Assim, a expectativa da Busscar é que as vendas fiquem abaixo das 1,1 mil unidades do ano passado. Contudo, o executivo acredita na retomada em 2024. Até lá, o segmento terá mais estabilidade. Assim, os preços dos ônibus com motor Euro 6 vão baixar. E haverá mais apetite das operadoras para renovar a frota.

Siga o Estradão no Instagram!

Notícias relacionadas

Notícias

Comil apresenta linha 2025 do Campione HD Invictus

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba