Mercado

Busscar lança nova carroceria para ônibus de fretamento

Desenvolvida para curtas e médias distâncias, a nova carroceria foca o segmento de ônibus que menos sofreu com a crise provocada pelo novo coronavírus

Redação

30 de set, 2020 · 3 minutos de leitura.

carroceria" >
Crédito:Divulgação/Busscar

A Busscar, encarroçadora do grupo Caio Indusscar, apresentou uma nova opção de carroceria para ônibus com motor dianteiro. Segundo informações da empresa, o desenho da carroceria batizada de El Buss 340 foi inspirado em conceitos automotivos. A carroceria pode ser montada sobre os chassis da Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo.

Entre os destaques está o retrovisor carenado. Já o espaço de armazenamento foi otimizado pelo bagageiro passante. Esse item proporciona melhor aproveitamento da área de carga.

Você também vai gostar de


O modelo cumpre as normas vigentes porque foi equipado com um dispositivo de poltrona móvel. Isso  garante a acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

O novo modelo tem capacidade para 52 poltronas (sem sanitário) e 47 (com sanitário). De acordo com informações da Busscar, as poltronas são reclináveis e revestidas com material resistente e mais sofisticado. Com isso, a encarroçadora pretende oferecer mais conforto aos passageiros.

Desenvolvido para rodar em curtas e médias distâncias, o ônibus tem características que atendem ao setor de fretamento. Esse segmento foi um dos menos afetados pela crise provocada pelo novo coronavírus. A pandemia fez diminuir o número de passageiros e também as vendas de ônibus.

Carroceria para fretamento tem demanda alta

Em entrevista exclusiva ao Estradão, Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz, diz que as operadoras de fretamento estão investindo na ampliação das frotas. O objetivo é atender aos protocolos de distanciamento entre os passageiros.

Com o lançamento do El Buss 340, a Busscar amplia sua linha de ônibus rodoviários. Atualmente a empresa oferece outros seis modelos. São eles: VisstaBuss 340, VisstaBus 360, VisstaBuss 400, VisstaBuss Double Decker, Elbuss 320 e o Elbuss 320 L, versão de luxo.

A Busscar está no mercado brasileiro de ônibus há 74 anos e desde 2017 passou a fazer parte do grupo Caio Indusscar. No ano seguinte passou a ter novos processos produtivos e a ser gerenciada pela Indústria Catarinense de Carrocerias, conhecida como Carbuss.

A fábrica da empresa fica em Joinville, Santa Catarina. Na unidade são produzidas carrocerias para transporte rodoviário, de fretamento e turismo.