A encarroçadora catarinense Busscar, que celebra 78 anos nesta terça-feira (17), anunciou um aumento na capacidade produtiva do novo ônibus Panorâmico DD NB1. A empresa lançou o modelo double decker (dois andares) em agosto, durante a feira de transporte Latbus 2024, em São Paulo.
- VEJA MAIS:
- Renault reinventa a antiga van Estafette em conceito futurista
- Caminhão Mercedes-Benz Arocs ganha carreta com piscina
- Ford E-Transit tem autonomia ampliada em mais de 30%
De acordo com a fabricante, o Panorâmico DD NB1 entrará em produção em escala no primeiro trimestre de 2025. Além disso, com a introdução do novo produto, a Busscar informou que aumentará a capacidade de sua fábrica em Joinville (SC) e contratará mais funcionários qualificados.

O novo Panorâmico DD é o modelo mais sofisticado da linha NB1 da Busscar. Além da cabide de dois andares, o novo ônibus da encarroçadora catarinese possui diversos recursos tecnológicos e de conforto para os passageiros. Por exemplo, o modelo pode receber sistema de internet via satélite, câmera de ré, sanitário no piso superior e variadas opções de assentos, entre bancos de turismo e poltronas leito que viram camas.
“O Panorâmico DD apresenta diversos atributos que são novidade no mercado, como os faróis auxiliares superiores de longo alcance, novas poltronas leito com braços rebatíveis e a maior cabine do motorista do mercado”, diz o diretor comercial da Busscar, Paulo Corso.

O Panorâmico DD pode ser encarroçado em mais de uma dúzia de chassis à venda no Brasil. De acordo com a Busscar, o modelo é compatível com plataformas da pela Mercedes-Benz, Scania e Volvo.
Busscar em expansão
Atualmente, a encarroçadora possui capacidade produtiva de 15 ônibus por dia. O catálogo da encarroçadora inclui ônibus rodoviários e micro-ônibus, além da fabricação própria de peças e componentes de cabine.
Segundo o diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, a expectativa da empresa é alcançar 20% do participação no mercado nacional de ônibus em 2025. “Para atingirmos nosso objetivo de participação no mercado, precisamos captar mão de obra, o que é um grande desafio, visto que Joinville, cidade onde está localizada a fábrica, possui pleno emprego”, aponta Corso.

Um dos nomes mais antigos do mercado de ônibus, a Busscar experimenta um momento de recuperação. Em 2012, a empresa original pediu falência e encerrou as atividades. Porém, em 2017, o grupo Caio Induscar adquiriu os ativos da encarroçadora e retomou a produção de veículos com a antiga marca em 2018.
Desde que foi assumida pela Caio, a Busscar lançou oito modelos de ônibus diferentes, das famílias El Buss, Vissta Buss e a DB1.