A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) começou a divulgar, neste mês de maio, os dados de emplacamentos de ônibus elétricos no Brasil. A nova iniciativa amplia a atuação da entidade, que já acompanha há anos os números de veículos leves eletrificados. Agora, os dados estão disponíveis ao público na plataforma ABVE Data, no website da associação.
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De acordo com o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, a medida reforça o compromisso com a transparência e com a produção de informações confiáveis sobre mobilidade elétrica no País. “Estamos trabalhando para fazer da ABVE o ponto de convergência da eletromobilidade no Brasil, não só atuando nas políticas públicas que interessam ao setor, mas também produzindo informações confiáveis sobre a evolução desse mercado”, afirmou.
Além disso, a gerente da ABVE Data, Emmanuela Jordão, salientou que o objetivo da ação é formar séries históricas completas para diversos modais. “Começaremos a produzir séries históricas específicas de caminhões elétricos, motos elétricas e veículos elétricos levíssimos em geral, buscando mapear toda a eletromobilidade com informações confiáveis”, disse.
Sudeste domina os emplacamentos de ônibus elétricos
Conforme dados da ABVE, foram emplacados no Brasil 642 ônibus elétricos entre 2022 e abril de 2025. O Sudeste concentra 89% desse total, com 569 unidades, e o município de São Paulo (SP) lidera disparado: foram 518 modelos emplacados na capital paulista, sem contar os trólebus. A região Sul aparece em segundo lugar, com 49 veículos, seguida pelo Centro-Oeste (12), Nordeste (8) e Norte (4).

Atualmente, nove fabricantes atuam no segmento de ônibus elétricos no país. Seis deles produzem localmente, o que representa 67% do mercado. As fabricantes com produção nacional são BYD, Marcopolo, Eletra/Caio, Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo. O restante dos veículos é importado.
Inclusive, o número de modelos de ônibus elétricos disponíveis também cresceu. Em 2022, apenas seis versões estavam no mercado. Já em 2025, o país conta com 25 modelos diferentes. De acordo com a ABVE, essa variedade de ofertas permite atender melhor às necessidades de municípios de diferentes portes e características.
Setor acelera e 2025 já se destaca com novo ritmo
O crescimento dos emplacamentos segue em ritmo constante. De acordo com os dados da ABVE, em 2022, o Brasil registrou apenas 11 ônibus elétricos. No ano seguinte, o número saltou para 71. Em 2024, os emplacamentos cresceram 325% e chegaram a 302 unidades. Já nos quatro primeiros meses de 2025, o país emplacou 248 veículos, o que já corresponde a 82% do total do ano anterior.
Além do avanço nos números, a produção nacional vem ganhando espaço. A presença majoritária de fabricantes com operação no Brasil fortalece a cadeia industrial e estimula o desenvolvimento tecnológico local, apontou a associação. Entre 2022 e abril de 2025, os emplacamentos ocorreram em 21 municípios, embora a concentração em São Paulo ainda predomine.

Por fim, a tendência é de aceleração nos próximos anos. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, por meio da linha de Renovação de Frota, vai destinar R$ 10,6 bilhões à modernização do transporte coletivo. O investimento contempla a aquisição de 2.529 ônibus elétricos, 2.782 veículos Euro 6 e 39 trens, com foco na eficiência energética e na redução de emissões urbanas.
Com isso, cidades como Campinas (265 ônibus elétricos previstos), Uberlândia (216), Porto Alegre (100) e Salvador (94) devem se tornar novos polos de mobilidade elétrica. Dessa forma, a expectativa da ABVE é que, com o apoio do PAC, o setor consolide um novo patamar em 2025.