Notícias

Blitz da Artesp fiscaliza mais de 200 ônibus e autua 84

Operação da Artesp vistoriou serviços e ônibus em 24 terminais rodoviários do Estado de São Paulo

Redação

21 de ago, 2021 · 3 minutos de leitura.

Blitz da Artesp autua 84 veículos em mais de 200 fiscalizados" >
artesp
Crédito:Artesp/Divulgação
Blitz da Artesp autua 84 veículos em mais de 200 fiscalizados

Fiscalização da Artesp traz um dado preocupante. Segundo a Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo, foram autuados 84 veículos dos 211 vistoriados.

Portanto, perto de 40% tinham algum problema. Além disso, em seis eram casos graves. Como resultado, ficaram proibidos de rodar.

Você também vai gostar de


A operação focou o serviço de transporte intermunicipal. As equipes fizeram vistorias em 24 terminais do Estado. No total, foram 21 municípios, além da capital.

De acordo com a agência, extintor vencido ou sem lacre foi um dos principais problemas encontrados. Assim como para-brisa trincado.

Artesp pune falta de informação

Mudanças de horários de viagem sem autorização também geraram autuações. Assim como atrasos na saída. Bem como falta de informações sobre preços de passagem e horários nos veículos.

Além disso, houve casos de extintores com defeito e falta de documentação de vistoria. Esses foram os principais motivos para retenção de veículos.

A empresa vai ser autuada seja qual for o tipo de irregularidade. Assim, dependendo do problema, o veículo fica proibido de circular até a regularização.

Cuidados durante a pandemia

Também são faltas graves a falta de cadastro na Artesp e de itens de segurança. Portanto, podem obrigar a empresa a ter de desembarcar os passageiros. E recolher o veículo para regularização.

Além disso, a pandemia causou mudanças na  fiscalização. Por isso, a Artesp passou a ficar de olho no cumprimento de medidas de segurança. Isso inclui o uso de máscaras dentro dos ônibus.

No mesmo sentido, é preciso oferecer álcool em gel na entrada dos ônibus. Bem como avisos e orientações aos passageiros. E os veículos devem ser higienizados antes de cada nova viagem.