A Allison Transmission fornece boa parte dos câmbios automáticos dos ônibus do Programa Caminho da Escola. Assim, nada mais natural do que a empresa levar à Latbus (confira, abaixo) veículos escolares com esse tipo de transmissão. De acordo com a empresa, a Allison Torqmatic da Série 2100 xFE atende três categorias do edital com as normas para fornecimento dos ônibus escolares do governo federal.
Portanto, os visitantes que forem ao estande da empresa na feira vão poder ver de perto os ônibus escolares das categorias Rural I e Rural I 4x4, bem como o escolar urbano com piso rebaixado. Para isso, a Allison Transmission escolheu os chassis Volare Attack 8, Attack 8 4x4 e Access, respectivamente.
VEJA TAMBÉM
Chassi Iveco Bus a gás chega ao Brasil na próxima semana
Ônibus e caminhões respondem por metade das mortes no trânsito
Ônibus elétricos serão destaque na Latbus 2024
Publicidade
Câmbios inteligentes
A primeira unidade do ônibus do Programa com uma caixa Allison automática visa transportar alunos de escolas em regiões de acesso difícil. Conforme a empresa, há veículos rodando em áreas do Estado do Ceará, bem como em Pernambuco. De acordo com a Allison, esse tipo de câmbio garante mais conforto tanto para o motorista quanto passageiros.
Segundo o diretor regional de operações para a América do Sul da Allison Transmission, Gabriel Ruggiero, a parceria entre a empresa e a Volare visa atender os objetivos do Programa Caminho da Escola. "Essa é apenas uma pequena amostra do que podemos fazer pelo transporte público de passageiros no Brasil. Temos transmissões de todos os tamanhos para ônibus brasileiros”, diz .
Transmissões Allisson estão em mais de 200 mil ônibus
Conforme a Allison, mais de 200 mil ônibus no mundo todo têm transmissões automáticas da marca. Para isso, a fabricante conta com portfólio que podem equipar ônibus de 7 a 27 metros. Além disso, a empresa oferece soluções que contribuem com a redução de emissões de poluentes, como sistemas híbridos de propulsão, por exemplo.
No mesmo sentido, a caixa xFE permite manter as marchas altas engatadas por mais tempo, com o motor trabalhando em giros baixos. Dessa forma, há menor consumo de combustível. E colabora ainda para isso, as novas relações de marchas que permitem que o conversor de torque seja acionado em velocidades mais baixas.
A Latbus vai de 6 a 8 de agosto. O evento foca profissionais do setor e, portanto, não há cobrança de ingressos. Porém, para participar o interessado deve preencher um cadastro no site da feira. De acordo com a empresa responsável pelo local do evento, há bicicletário com 430 vagas grátis, assim como 6.500 vagas de estacionamento, com preços a partir de R$ 80 para automóveis, pelo período de 12 horas.
Serviço
Feira Latinoamericana do Transporte (Latbus)
6 de agosto, das 13h às 22h
7 e 8 de agosto, das 9h às 22h
São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Água Funda, zona sul de São Paulo