A Águia Branca deu início às operações com ônibus da Geração 8 da Marcopolo. Primeiramente, os novos modelos rodoviários vão atuar nos trechos entre São Paulo e Rio de Janeiro. Bem como entre o Rio de Janeiro e Vitória. A linha Marcopolo G8 foi lançada há cerca de dois meses. após 12 anos da estreia da Geração 7.
Assim, a Águia Branca foi a primeira empresa de transporte rodoviário de passageiros a receber o novo ônibus da encarroçadora de Caxias do Sul (RS). Inicialmente, a companhia comprou seis unidades. Os novos modelos são Paradiso G8 1800 DD.
Segundo a empresa, os ônibus têm chassi Mercedes-Benz O-500 RSDD 8x2. Bem como carroceria de 15 metros do tipo Double Decker. Assim, o passageiro pode optar entre seis poltronas do tipo leito no primeiro piso. Ou 48 com serviço semi-leito no andar superior.
Publicidade
Águia Branca foca segurança
Seja qual for a opção, o modelo oferece bastante conforto. Nesse sentido, há amplo espaço entre as poltronas. Além disso, os assentos e encostos das poltronas receberam nova composição de espuma. Segundo a empresa, isso permite acomoda melhor os ocupantes.
Além disso, há sistema de reclinação com amortecedores. Assim, os ajustes são feitos de forma mais suave, conforme a Águia Branca. Os cuidados com a segurança sanitária também são dignos de nota. Nesse sentido, há cortinas de tecido antibacteriano entre os viajantes.
De acordo com a Águia Branca, os novos ônibus incorporam várias tecnologias de assistência ao motorista. Por exemplo, há um conjunto de sensores e radares que atuam para manter a velocidade e distância predefinida em relação ao veículo à frente.
Tecnologias de ponta
No mesmo sentido, há sistema autônomo de frenagem. Ou seja, em caso de risco iminente de colisão, se o motorista não intervir o ônibus pode até frear sozinho. “Segurança vai muito além do discurso", diz o CEO da Águia Branca, Renan Chieppe. Segundo ele, a parceria com a Marcopolo permitiu oferecer o que há de mais moderno para "melhorar a experiência dos passageiros.”
De acordo com a Marcopolo, o desenvolvimento da Geração 8 levou quatro anos para ser concluído. Conforme o CEO da empresa, James Bellini, os engenheiros "saíram dos escritórios para entender as dores de passageiros e motoristas." Segundo o executivo, o time do projeto rodou mais de 45 mil quilômetros em viagens.
A Geração 8 é repleta de soluções modernas. Entre outros destaques, os faróis são do tipo Full-Leds. Além disso, a altura do painel foi rebaixada em 70 mm para facilitar a visualização dos instrumentos. Outro sistema inovador são as câmeras no lugar dos espelhos retrovisores convencionais.