Andrea Ramos

21/07/2022 - 4 minutos de leitura.

ZF antecipa novidades do Salão de Hannover, o IAA 2022

Principais destaques da ZF no Salão de Hannover 2022 estão ligadas à eletrificação, bem como a soluções para sistemas autônomos de condução

ZF adianta suas novidades que serão mostradas no IAA 2022 Crédito: ZF/Divulgação

A ZF acaba de revelar as novidades que vai apresentar no IAA Transportation. Maior feira de veículos comerciais do mundo, o chamado Salão de Hannover, na Alemanha, ocorre de 17 a 22 de setembro. De acordo com a empresa, o destaque vai ser o Cetrax2. Trata-se da segunda geração do sistema de tração elétrico para veículos comerciais pesados. A produção começa no ano que vem. Segundo a ZF, o conjunto ficou menor, o que permitiu melhorar a relação peso-potência. O Cetrax2 pode equipar veículos com capacidade para 44 toneladas e tem potência de 360 ​KW, equivalentes a 483 cv.

Leia também: Lat.Bus 2022 terá novidades das maiores marcas de ônibus do Brasil

Além disso, a marca revelou novidades voltadas à segurança, visando a redução do número de acidentes. O destaque é o ZF Scalar. Ou seja, uma plataforma eletrônica de gerenciamento de frotas de veículos comerciais. Conforme informações da fabricante, ela garante que o planejamento, bem como o roteamento e a expedição, sejam feitos de forma totalmente automatizada. Assim, essa solução é baseada em recursos ligados a Inteligência Artificial (IA).

Continua depois do anúncio

Condução autônoma

Outra novidade da ZF é o chassi ADOPT 2.0, sigla de Autonomous Driving Open Platform Technology. Ou seja, Plataforma Aberta de Direção Autônoma. O sistema pode ser usado veículos autônomos que operem em áreas controladas em velocidades de 20 km/h. Além disso, há o ADOPT 3.0. Mais avançado, é voltado a aplicações rodoviárias cuja velocidade máxima seja de 80 km/h.

Segundo a companhia, até 2035 cerca de 30% dos veículos com PBT superior a 6 toneladas terão motores elétricos alimentados por baterias. Além disso, 20% vão ter sistemas de propulsão a célula a hidrogênio. Seja como for, essas soluções devem avançar mais rapidamente nos países da Europa. Bem como os Estados Unidos e a China.

No Brasil, esse também será o caminho. Contudo, aqui a transformação deve ocorrer de forma mais lenta. Conforme a companhia, tudo vai depender da velocidade do avanço da infraestrutura e da legislação. Algumas novidades vão chegar ao mercado brasileiro até 2024. É o caso da nova geração da transmissão Traxon. O sistema visa atender as regras de emissões previstas no Euro 6, que entrará em vigor no País em janeiro de 2022.


ZF aposta em sistemas de eletrificação e condução autônoma; Foto: ZF

Demanda por semicondutores

Primeiramente, será preciso vencer obstáculos pontuais. É o caso, por exemplo, do fornecimento de componentes, sobretudo semicondutores. Segundo o CEO da ZF, Wolf-Henning Scheider, esse gargalo deverá se estender por mais algum tempo. "A demanda por esse tipo de componente vem aumentando. E acredito que continuará crescendo em torno dos 13%. Portanto, há importantes desafios a vencer".

Notícias relacionadas

Tecnologia

Scania mostra a resistência dos cilindros de gás dos caminhões; assista ao vídeo

Tecnologia

Volvo FMX Stark é o caminhão com tecnologia autônoma de nível 2

Notícias

Volkswagen Caminhões vende 100 unidades do e-Delivery no Brasil

Notícias

Volvo apresenta equipamentos para o FH e lança serviços na Agrishow