A XCMG Brasil anunciou que testará o caminhão de mineração XDE260 no País a partir do segundo semestre deste ano. O veículo fabricado na China foi projetado para operar em minas a céu aberto de grande escala. O modelo tem peso bruto total de 402 toneladas, incluindo até 240 toneladas de carga.
- VEJA MAIS:
- Daimler projeta caminhão militar autônomo em parceria com a ARX Robotics
- Motorhome GVX Epic tem alcance de 2.900 km e custa mais R$ 4 milhões
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
Atualmente, 240 unidades do XDE260 estão em serviço em campos de mineração na China, Mongólia e Equador. Um dos caminhões em atividade na mina de cobre Jiangxi, por exemplo, já ultrapassou 18 mil horas de operação, enquanto outro na mina Tibet Julong, a 5.400 metros de altitude, soma 14 mil horas.
Segundo o fabricante, o caminhão, apesar do grande porte, tem um “design leve”. Ainda de acordo com a XCMG, para cada 10% de redução no peso médio, a diminuição no consumo de combustível é de aproximadamente 4%. Conforme dados da marca chinesa, o veículo tem motor diesel-elétrico de 2.534 cv de potência e 1.210 mkgf de torque. O XDE260 alcança velocidade máxima de 64 km/h.

A XCMG informou que uma mineradora do Brasil testará o modelo. No entanto, a fabricante não revelou o nome da empresa nem o local dos testes. O veículo estará disponível no mercado nacional a partir do segundo semestre.