Lançamentos

XCMG lança dois caminhões pipas elétricos no Brasil

Segundo a XCMG, os modelos com capacidade volumétrica de 25 e 50 mil litros atendem indústria de mineração, setores sucroalcooleiro e agrícola bem como construção civil etc

Redação

25 de fev, 2025 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

XCMG lança dois caminhões pipas elétricos no Brasil
XCMG
Crédito:Fptos: XCMG
XCMG lança dois caminhões pipas elétricos no Brasil

XCMG Brasil lança no mercado brasileiro dois caminhões pipas elétricos. Segundo a marca, esses modelos são os primeiros com a tecnologia no País. Denominados XDR80TE e E7-29R, destinam-se para uso no fora-de-estrada e rodoviário, respectivamente.

Com capacidades volumétricas de 25 e 50 mil litros, os caminhões são versáteis. E destinam-se ao transporte de água, bem como controle de poeira. Assim como compactação, umectação de solo e controle de incêndio. Por isso, atendem segmentos como mineração, construção civil, construção e florestal. Além de saneamento e o agronegócio.

Diferenciais técnicos dos novos XCMG

XCMG lança dois caminhões pipas elétricos no Brasil
Fotos: XCMG

Conforme o gerente de elétricos da XCMG, Ricardo Senda, além da tecnologia a bateria mais limpa, nessas operações os caminhões contam com algumas vantagens. Por exemplo, bomba centrífuga com vazão de 1 mil litros por minuto.

Outro diferencial é o alcance de até 50 metros controlado por joystick. Assim como o sistema de controle eletrônico desenvolvido para realizar o acionamento eletropneumático dos espargidores (que funcionam como jatos).


Por fim, a linha traz quebra-ondas transversais e longitudinais para maior estabilidade, espargidor traseiro para umectação de solo e controle de poeira. E espargidores traseiros para controle de chamas em caso de incêndio.

XCMG amplia gama de caminhões elétricos no Brasil

A XCMG renovou recentemente a sua gama de caminhões no Brasil. Na Fenatran, a marca chinesa apresentou três modelos rodoviários elétricos: E3-10T, E7-18T e E7-80T. Além de uma versão GNL (gás liquefeito). Com isso, busca ampliar sua presença no mercado nacional, com caminhões elétricos, de leves aos pesados, e agora vocacionais, com foco na descarbonização.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião