O conceito surgiu por volta de um ano atrás, apresentado como eBussy. Agora, como Xbus, reaparece como o “veículo leve mais inovador e modular do mundo”. Isso de acordo com a definição da Electric Brands, a empresa alemã por trás do projeto.
Veículo configurável com painéis intercambiáveis
Não dá para discordar da marca. Antes de tudo, o Xbus é versátil. Nesse sentido, o veículo, que é classificado em categoria de quadriciclo na Europa, pode ser configurado em até dez versões de uso por meio de painéis modulares e intercambiáveis.
Assim, o modelo permite versões de automóvel, vans, motorhomes e picapes em apenas algumas etapas, além de variante com vocação off-road.
O peso próximo a 600 kg permite ao Xbus transportar até 1.000 kg de peso bruto total. Logo, capacidade equivalente a comerciais leves convencionais, como picapes e pequenos furgões.
Torque do Xbus é de caminhão semipesado
O veículo traz quatro motores elétricos acomodados nos cubos das rodas. Juntos, esses motores geram potência máxima de 56 kW, correspondente a 75 cv. Isso pode não parecer muito, afinal, a velocidade máxima é de 100 km/h. Mas o Xbus entrega 102 mkgf de torque. Dessa forma, tem a força encontrada em motores de caminhões semipesados.
Autonomia de até 600 km
O Xbus sairá de fábrica com bateria de 10 kWh, com promessa de autonomia para 200 km. Contudo, caso não for suficiente, terá opção de bateria de 30 kWh, o que aumentará o alcance para impressionantes 600 km, juntamente com o auxílio de placas fotovoltaicas instaladas no teto. Seja como for, o tempo de carregamento é estimado em torno de três horas.
A Electric Brands já aceita encomendas do Xbus com preços a partir de € 18.000, cerca de R$ 109.000 sem taxas. O veículo será produzido em Itzehoe, na Alemanha, e, se tudo correr como o planejado, as entregas começam em meados de 2022.