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Western Star e Volvo FH transportam estátua de carneiro de 100 toneladas

Para mover estátua de 15,2 m de altura, transportadora utilizou Western Star e implemento com 96 rodas; Volvo FH ajudou nas manobras

Redação

04 de set, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Western Star e Volvo FH levam um dos maiores monumento da Austrália
Western Star e Volvo FH levam um dos maiores monumento da Austrália
Crédito:Rex J. Andrews/Divulgação
Western Star e Volvo FH levam um dos maiores monumento da Austrália

Imagine organizar uma operação de transporte envolvendo dois super caminhões para percorrer apenas 800 metros. Além disso, levar quase duas horas para concluir essa tarefa. Pois foi isso que operadores logísticos fizeram, com a ajuda de um caminhão Western Star e um Volvo FH. Seja como for, o objetivo foi mover uma estátua com mais de 15 metros de altura e 100 toneladas de peso.

Assim, a operação de transporte ocorreu na cidade de Goulburn, na Austrália, conhecida como capital da lã. Por isso, em 1985 a cidade inaugurou uma estátua de um carneiro gigante. Batizado de Big Merino, raça de carneiros originária de Portugal, o monumento tem 15,2 metros de altura e pesa 100 t.

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Assim, o objetivo era mudar de lugar a ovelha gigante, que ficava perto da rodovia que da cidade. Porém, por questões ligadas ao desenvolvimento urbano da região, foi preciso mover a estátua. Segundo as autoridades locais, o monumento é feito de aço e concreto.

Western Star e Volvo FH levam um dos maiores monumento da Austrália
O Volvo FH foi utilizado para ajudar o Western Star em manobras: Foto: Rex J. Andrews

Desafio para o Western Star

Dessa forma, para fazer o serviço a prefeitura de Goulburn contratou a Rex J. Andrews. A empresa de transporte é reconhecida por atuar no segmento de cargas indivisíveis. Portanto, tem boa experiência na movimentação de grandes estruturas, como hélices para usinas de energia elétrica, por exemplo. 

Seja como for, para facilitar a operação foi feito a desmontagem da parte inferior da estrutura da ovelha. Para isso, a equipe contou com a ajuda de engenheiros civis que participaram da construção do monumento, há 38 anos. Afinal, havia o risco de danos à estrutura.

Como resultado, os técnicos conseguiram erguer o monumento. Em seguida, ele foi erguido para permitir a entrada de uma base e do implemento. Esse equipamento tinha 12 eixos duplos direcionais. Em cada lado, havia 48 rodas. Ou seja, 96 no total. Segundo a transportadora, a tarefa levou mais de 48 horas para ser concluída. Portanto, em média, o veículo rodou 16,7 metros por hora.


Western Star e Volvo FH levam um dos maiores monumento da Austrália
Big Merino é um dos maiores monumentos da Austrália; Fotos: Rex J. Andrews

Volvo FH ajudou nas manobras

Além do Western Star, a transportadora utilizou um Volvo FH. Assim, a função do cavalo mecânico foi ajudar nas manobras. Bem como dar tração ao conjunto. De acordo com a empresa, esses caminhões rodam, em média, entre 10 km e 15 km/h.

Por fim, na outra ponta do trajeto uma nova estrutura já estava pronta para receber o Big Merino. Depois de a estrutura ser fixada, as pernas foram novamente instaladas. Além disso, a estátua foi modernizada e na parte inferior agora há uma nova loja de presentes e um pequeno museu.


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