Redação

28/08/2020 - 5 minutos de leitura.

Waymo inicia teste de caminhões autônomos no Texas

Desde o início do ano, a Waymo vem testando caminhões autônomos em pistas no Novo México, Arizona e Califórnia e, agora, ampliará as avaliações para rodovias no Texas

Waymo começa a testar caminhões autônomos no Texas
Crédito: Waymo/Divulgação

A Waymo, empresa da área de tecnologia de veículos autônomos, iniciou testes com caminhões autônomos no Texas, nos Estados Unidos. O modelo, que começou a rodar nesta semana, é um caminhão pesado da marca Peterbilt. As informações são do site Trucks.

A iniciativa faz parte da estratégia da empresa que, desde o início deste ano, vem realizando testes em pistas. Os caminhões autônomos estão sendo avaliados em circuitos fechados nos Estados do Novo México, Arizona e Califórnia. A região é palco desse tipo de testes por ter estradas conservadas e bom clima.



Os caminhões são 100% autônomos. Mesmo assim, motoristas treinados acompanham os testes dentro do veículo. O objetivo é que possam agir caso haja algum risco iminente. Os veículos foram carregados para que a simulação seja o mais próximo possível da realidade.

Graças à experiência adquirida em testes com veículos de passageiros sem motorista, a Waymo percebeu que esse processo deve ser feito de forma gradual. Segundo informações da empresa, as avaliações devem ocorrer da forma mais  segura e responsável possíveis.

A Waymo não revelou quando os caminhões autônomos deverão começar a operar de fora comercial. A companhia informou, por meio de nota enviado ao Trucks.com que isso deve ocorrer “provavelmente nos próximos anos”.

O objetivo da Waymo com esses testes é entender como essa tecnologia poderá gerar novas soluções de transporte no Texas. O Estado norte-americano tem um alto volume de fretes e garante um ambiente favorável para a implantação de veículos autônomos.

No ano passado, a Waymo deu início aos testes com caminhões autônomos na Califórnia, Arizona e Geórgia. Desde a criação da empresa, em 2009, veículos equipados com essa tecnologia já percorreram mais de 32 milhões de quilômetros.

Waymo não é a única a apostar no caminhão autônomo

Os testes da Waymo ocorrem em meio a avanços significativos no desenvolvimento de caminhões autônomos nos Estados Unidos. Reportagem recente publicada pelo Estradão mostrou que a TuSimple se uniu à UPS e a outras empresas de logística para organizar uma rede inédita de frete autônomo.

O sistema será implantado em três fases. Inicialmente, todos os caminhões autônomos terão um motorista a bordo para acompanhar as operações. Por ora, nenhum local do mundo tem legislação prevendo a operação comercial de veículos autônomos nem testes sem acompanhamento humano.

A primeira fase da nova rede começa neste ano e oferecerá o serviço entre as cidades de Phoenix, Tucson, El Paso, Dallas, Houston e San Antonio. De acordo com informações da TuSimple os testes para viabilizar as operações sem motorista começam no ano que vem. A empresa está trabalhando em conjunto com a fabricante de caminhões Navistar.

Notícias relacionadas