Os caminhões pesados da família Meteor da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) agora contam com o freio retarder, sistema auxiliar de frenagem que funciona separado dos freios de serviços. De acordo com a montadora, o item oferecido como opcional aumenta a segurança, o controle do veículo e torna as operações mais eficientes. Além disso, o equipamento amplia a vida útil de componentes do caminhão.
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Disponível para os modelos Meteor 28.480 e 29.530, o freio retarder opera de maneira independente dos freios nas rodas. Quando ativado, o equipamento cria resistência hidráulica no eixo de saída da transmissão. Segundo a VWCO, o dispositivo aumenta de forma “muito significativa” a potência de frenagem e, assim, reduz a velocidade do veículo de forma suave e controlada.
O freio retarder atua automaticamente, mas o motorista também pode controlá-lo manualmente por meio de uma alavanca na coluna de direção. Além disso, o fabricante informa que o sistema possui seis estágios de acionamento, indicados para trechos de descidas prolongadas. Ainda de acordo com a VWCO, o equipamento, associado ao motor e outros componentes de freio, gera uma potência combinada de frenagem de até 1.225 cv.
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Pensando no conforto e experiência do motorista ao longo da viagem, os Meteor chegam também ao mercado com os controles de velocidade de cruzeiro associados ao retarder. Quando acionados, os sistemas trabalham para manutenção da velocidade definida pelo condutor. Ademais, ao reduzir a necessidade de frenagens frequentes, o caminhão consome menos combustível.
Freio retarder aumenta vida útil do freio convencional
De acordo com a VWCO, um Meteor equipado com freio retarder terá menor desgaste de peças, como lonas e tambores do sistema de freio convencional. Dessa forma, conforme a montadora, os caminhões ficam menos tempo parados para reparo, aumentando a eficiência e rentabilidade dos operadores.
Os caminhões equipados com o retarder utilizam uma ferramenta eletrônica para controle e auxílio na frenagem, que a marca chama de “nível máximo inteligente”. O sistema seleciona automaticamente a potência máxima de frenagem com base na carga transportada pelo veículo, na configuração dos eixos traseiros e no atrito com o solo. Assim, a VWCO afirma que o caminhão se torna mais estável em frenagens de emergência.