A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou o E-Convoy, o primeiro caminhão de lubrificação 100% elétrico do mercado brasileiro, baseado no chassi elétrico e-Delivery 11 toneladas 4x2. A novidade foi desenvolvida em parceria com a Impacto, fabricante nacional de implementos rodoviários; a ETS, empresa de transporte e logística; e a MEV, especialista na eletrificação de veículos.
- VEJA MAIS:
- Sudeste lidera roubos de cargas em 2025, mas tem queda nas ocorrências
- Futuro das vans das Mercedes-Benz é elétrico, aponta diretora da marca
- GM e Hyundai vão produzir van elétrica de carga em parceria
De acordo com a VWCO, o projeto atende às novas demandas por transporte e serviços sustentáveis. Para isso, o E-Convoy possui um e-PTO (Electric Power Take-Off), que aciona de forma elétrica sistemas de transferência de fluidos, dispensando motores auxiliares a combustão. Assim, o veículo tem baixo nível de ruído e dois motores independentes para a operação, além de ter zero emissão.
Ainda segundo o fabricante, o modelo serve, por exemplo, para aplicações em centros urbanos, aeroportos, operações noturnas e no setor de mineração. “O E-Convoy reforça nosso compromisso em oferecer soluções completas e versáteis para nossos clientes”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.
A introdução do E-Convoy, com motorização elétrica, acompanha a estratégia ESG da montadora no Brasil, contribuindo para o plano de descarbonização da VWCO no transporte de cargas e operações de apoio.