A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) registrou em 2024 o maior volume de exportação de veículos semidesmontados (SKD, na sigla em inglês) de sua trajetória. No ano passado, a montadora enviou 2.430 kits SKD para montagem final em fábricas no exterior.
- VEJA MAIS:
- Volvo CE revela o primeiro caminhão articulado elétrico do mundo
- Foton volta a produzir caminhões no Brasil após seis anos
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
Os kits SKD consistem no envio de partes do caminhão — como chassi, motor, cabine e outros componentes — para que a montagem final ocorra em unidades de outros países. Além disso, esse modelo logístico amplia a presença internacional da fabricante com mais flexibilidade produtiva.
“Como reflexo de nossa estratégia internacional, temos superado ano a ano os nossos resultados”, afirma Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da VWCO. “O Brasil continua a ser nosso maior mercado consumidor e, portanto, produtor, mas temos diversificado esse posicionamento. Especialmente em 2024, o início de nossa montagem na Argentina foi crucial.”
Produção na Argentina
O primeiro ano de produção na Argentina superou as projeções da VWCO. Inicialmente, a expectativa era montar cerca de 800 veículos, mas a fábrica ultrapassou a marca de 1.000 unidades em 2024. De acordo com o fabricante, a planta em Córdoba tem capacidade para produzir até 2.700 por ano. A operação argentina produz modelos das linhas Delivery (9.180 e 11.180), Constellation (17.280, nas versões rígida e cavalo-mecânico) e Volksbus (15.190 OD).
As vendas da marca na Argentina acompanharam esse crescimento produtivo: em 2024, o volume comercializado no país triplicou em relação ao ano anterior.
Além da Argentina, a montadora finaliza caminhões semidesmontados em plantas no México, na África do Sul e nas Filipinas.