O agronegócio brasileiro, tradicional motor da economia nacional, continua sendo um setor estratégico para os fabricantes de caminhões pesados. Atenta a esse mercado, a Volkswagen Caminhões marcou presença na Agrishow 2025, maior feira agrícola da América Latina, onde observou um interesse mais discreto por veículos em comparação com edições anteriores.
Embora os caminhões não sejam protagonistas no evento, eles desempenham um papel complementar essencial nas operações do campo, especialmente no transporte de grãos. A expectativa era de uma procura mais aquecida, já que a safra 2025 deve bater recorde. No entanto, o cenário de juros elevados, com a taxa Selic a 14,75% ao ano, dificulta a concessão de crédito. Assim, freando a concretização de negócios.
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“Ainda não conseguimos cravar quantos negócios foram fechados. Recebemos importantes clientes e tivemos boas intenções de compra. Mas se isso vai se converter em vendas depende dos bancos e dos financiamentos, Tudo ainda em análise”, afirmou vice-presidente da Volkswagen Caminhões, Ricardo Alouche.
Segundo Alouche, caso haja uma retomada nas vendas de caminhões pesados, ela deve ocorrer a partir do segundo semestre. Porém, com foco já voltado para atender à safra de 2026. “Quem precisou comprar caminhão para a safra deste ano já comprou”, acrescentou.
Safra recorde e concentração de mercado

Apesar dos obstáculos financeiros, o agro mantém-se forte. A atual safra de milho está 100% vendida, e cerca de 80% da soja toda comercializada antes mesmo do plantio. Esse dinamismo impulsiona o setor, ainda que de forma concentrada. Em outras palavras, conforme Alouche, grandes empresas estão aproveitando a fragilidade dos pequenos transportadores para ampliar suas operações, adquirindo negócios e expandindo frotas.
De acordo com Alouche, o mercado de caminhões extrapesados pode ganhar ritmo na segunda metade do ano. Assim, podendo acompanhar a intensificação da colheita e do transporte da próxima safra. No entanto, o otimismo é moderado.
A recuperação consistente do setor depende de fatores como redução da inadimplência, estabilidade cambial e recuo das taxas de juros. Ou seja, cenários ainda incertos.
Por ora, caminhões menores puxam alta no início de 2025
Entre janeiro e abril de 2025, o segmento de caminhões acima de 3,5 toneladas registrou crescimento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O destaque ficou com os modelos leves, médios e semipesados, usados principalmente em operações urbanas, na entrega de bebidas e na construção civil — e que puxaram o desempenho do setor no período.