Dos 10 caminhões leves mais vendidos no Brasil de janeiro e abril, o Volkswagen Delivery 9-180 lidera o ranking. Segundo dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, o modelo somou 738 emplacamentos no 1º quadrimestre de 2025. Assim, conquistou 42% de participação do segmento.
O Delivery 9-180 é equipado com motor Cummins ISF de quatro cilindros, que desenvolve 175 cv a 2.500 rpm e torque de 61,2 mkgf entre 1.100 e 1.800 rpm. Esse propulsor trabalha com câmbio Eaton de seis marchas, disponível nas versões manual e automatizada.
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Com peso bruto total (PBT) de 9,2 toneladas, o modelo oferece quatro opções de entre-eixos: 3.400 mm, 4.000 mm, 4.400 mm e 4.600 mm. Todavia, a configuração mais procurada é a de 4.400 mm, combinada a uma plataforma de carga de 5.800 mm. Em outras palavras, essa configuração tem impulsionado as vendas por sua versatilidade.
Isso porque permite o transporte de cargas volumosas, típicas das operações urbanas. Segundo a Volkswagen, a combinação tem atraído especialmente os clientes do comércio eletrônico, principalmente para aplicações com baú.
Volkswagen aposta em cabine mais moderna
Além disso, o Delivery 9-180 vem de série com a cabine Prime. O que inclui volante multifuncional, rádio com Bluetooth, banco do motorista com suspensão pneumática e revestimentos de couro sintético.
Desde a última Fenatran, a Volkswagen também oferece como opcional o acabamento Highline. Nessa versão, o modelo passa a contar com central multimídia de 7 polegadas e painel de instrumentos digital de 10 polegadas, com mais de 80 funcionalidades.
Mercedes-Benz Accelo 817 aparece em segundo lugar; Accelo 917 estreia no ranking

Na segunda posição entre os caminhões leves mais vendidos está o Mercedes-Benz Accelo 817, com 425 unidades emplacadas no período. O que representa 24% de participação no segmento.
Apesar de o Accelo 817 ainda utilizar a cabine antiga da linha, a Mercedes-Benz lançou recentemente uma versão mais moderna e robusta. Trata-se do Accelo 917, que oferece maior capacidade de carga. Enquanto o Accelo 817 tem 8,3 t de capacidade, o novo 917 entrega 8,9 t de capacidade. Por se tratar de um mercado sensível ao preço, o novo modelo ainda não deslanchou nas vendas, mas estreou no ranking com 25 unidades emplacadas no mês.
Enquanto o Accelo 817 tem preço médio de R$ R$ 386 mil, o novo 917 chega ao mercado por cerca de R$ R$ 395 mil, segundo a tabela Fipe.
Seja como for, ambos os modelos utilizam o trem de força Mercedes-Benz, com motor OM 924 LA de 163 cv a 2.200 rpm e torque de 62,2 mkgf — ligeiramente superior ao do Delivery 9-180. A transmissão é a Mercedes-Benz G70 de seis marchas, nas opções manual com trambulação a cabo e automatizada.
O interior do Accelo oferece diversos itens de conforto e praticidade. Como volante multinfuncional, coluna de direção regulável, cintos de segurança de três pontos. Além disso há o painel com computador de bordo, sistema de diagnóstico, vidros e espelhos com regulagem elétrica, ar-condicionado e cobertura nos degraus de acesso.
A linha ainda conta com opção de cabine estendida. Mas em termos de acabamento, o modelo ainda é mais espartano frente ao representante da Volkswagen.
Os 10 caminhões leves mais vendidos em abril e no acumulado de 2025
- Volkswagen Delivery 9-180 – 162 (738)
- Mercedes-Benz Accelo 817 – 96 (425)
- Iveco Tector 9-190 – 25 (137)
- Iveco Daily 65-170 – 26 (115)
- Foton Aumark S 715 – 13 (59)
- Iveco Daily 65-180 – 1 (56)
- Volkswagen Delivery 6-170 – 10 (42)
- JAC iEV 1200T – 2 (33)
- Foton Aumark S 916 – 7 (30)
- Mercedes-Benz Accelo 917 – 18 (25)
*Fonte: Fenabrave