Encerrado o primeiro bimestre do ano, a preferência do transportador começa a determinar o cenário da disputa que se revelará no decorrer do ano. Alguns modelos, no entanto, parecem já ter o destino escrito. É o caso do Volkswagen Delivery 9.170 dentre os leves. Bastou as vendas dos dois primeiros meses do ano para o caminhão avançar no segmento.
No período, conforme números do Renavan, chegaram às ruas do País 488 unidades do veículo, o que representou 28,6% dos licenciamentos da categoria, de 1.705 caminhões. O volume registrado colocou uma diferença de 164 unidades à frente do segundo colocado, o Mercedes-Benz Accelo 1016, com 324 emplacamentos ou participação de 19%.
A categoria de leves é amplamente dominada por VWCO, Mercedes-Benz e Ford. No primeiro bimestre, as três marcas foram responsáveis por 94,3% das vendas totais no segmento, deixando para Agrale, Caoa Hyundai e Iveco o restante do mercado.
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Esse ano, no entanto, um componente inédito deverá acirrar a disputa no mercado. Embora o futuro da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) ainda seja incerto, a decisão da montadora de encerrar sua operação na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e seguir com as vendas somente até o fim dos estoques é o que se tem de concreto até o momento.
A Ford foi a terceira marca que mais vendeu caminhões leves nos dois primeiros meses do ano, computando 484 unidades, divididas entre os modelos Cargo 816 e F4000. Juntos, as vendas dos veículos concederam à fabricante participação dos mesmos 28% que o Delivery 9.170 possui sozinho na categoria.
Mais do que sorte lançada, caberá competência às outras fabricantes absorverem o espaço que provavelmente será deixado pela Ford. O mercado dirá para onde migrar, afinal, em breve, serão dois modelos a menos na categoria a disputar a preferência do transportador.