O Volkswagen Delivery 11.180 é o segundo caminhão mais vendido do Brasil. Atualmente, o modelo médio da VW só está atrás do pesado Volvo FH 540 e, em seu segmento, responde por nada menos do que 42% dos emplacamentos. Em outras palavras, no acumulado de janeiro e julho, somou 3.150 unidades emplacadas no País. Os dados são da Fenabrave, que reúne as associações de conceionárias.
Segundo o vice-presidente de vendas e marketing da VWCO, Ricardo Alouche, a maior parte das vendas é da versão mais equipada. Ou seja, com o pacote chamado de Prime, que inclui condicionado, travas, vidros e espelhos elétricos. Bem como rádio com Bluetooth e banco do motorista com suspensão pneumática, entre outros.
VEJA TAMBÉM
Scania R113 é restaurado e fica como novo; veja o vídeo
Volvo lança sistema nos EUA que antecipa o futuro da Euro 7
Caminhoneiros dão nota 2 para as condições de trabalho no Brasil
Publicidade
Recentemente, o VW Delivery 11.180 recebeu atualizações também em aspectos técnicos. Por exemplo, há mais opções de distâncias entre os eixos, que vão de 3.400 mm a 4.600 mm. De acordo com a marca, o modelo tem peso bruto total (PBT) de 10,8 toneladas.
Caminhão médio da VW tem versão elétrica
Portanto, conforme o tipo de carroceria, a carga útil transportada pode ir de 7.330 kg a 7.480 kg. Nesse sentido, colabora o motor Cummins ISF de quatro cilindros em linha, com potência de 175 cv a 2.500 rpm e torque 61,2 mkgf a partir das 1.100 rpm. De série, a transmissão é manual, mas há opção automatizada.
Segundo a fabricante, empresas dos setores de transporte de carga frigorificada, assim como de bebidas, estão entre as principais compradoras do modelo. Vale lembrar que a Volkswagen oferece uma versão elétrica de seu caminhão médio, cujo foco são operações urbanas.
Aliás, essa opção soma 105 emplacamentos no acumulado de janeiro a julho. Embora os números absolutos sejam pequenos, é preciso lembrar que modelos elétricos custam até o dobro que equivalentes com motor a diesel. Os principais compradores são do setor de transporte de bebidas.
Conforme Alouche, o potencial de crescimento de vendas de caminhões elétricos no Brasil é bom. Nesse sentido, contribui o segmento de locação, que responde por cerca de 50% dos negócios. Afinal, essa opção é vantajosa considerando sobretudo o alto custo de aquisição desse tipo de veículo.
Veja os 10 caminhões médios mais vendidos do Brasil
Em julho
1. VW Delivery 11.180 – 505
2. MB Accelo 1017 – 421
3. VW Delivery 13.180 – 78
4. Iveco Tector 11-190 – 76
5. Mercedes-Benz 1317 – 51
6. VW Constellation 14.210 – 50
7. Mercedes-Benz Atego 1419 – 39
8. Foton Aumark 1217 A– 36
9. VW e-Delivery 14 – 7
10. VW e-Delivery 11 – 4
De janeiro a julho
1. VW Delivery 11.180 - 3.150
2. MB Accelo 1017 – 2.265
3. VW Delivery 13.180 – 445
4. Iveco Tector 11-190 – 440
5. Mercedes-Benz 1317 – 315
6. Mercedes-Benz Atego 1419 – 261
7. VW Constellation 14.210 – 214
8. Foton Aumark 1217 A– 117
9. VW e-Delivery 14 – 105
10. VW e-Delivery 11 – 84
Fonte: Fenabrave