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VW Delivery 11.180 é o caminhão médio mais vendido do Brasil

Responsável por mais 42% dos emplacamentos do segmento, VW é o segundo caminhão mais vendido do Brasil em 2024

Andrea Ramos

09 de ago, 2024 · 6 minutos de leitura.

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Volkswagen Delivery 11.180 tem mais de 3 mil unidades vendidas
Volkswagen Delivery 11.180
Crédito:VWCO/Divulgação
Volkswagen Delivery 11.180 tem mais de 3 mil unidades vendidas

O Volkswagen Delivery 11.180 é o segundo caminhão mais vendido do Brasil. Atualmente, o modelo médio da VW só está atrás do pesado Volvo FH 540 e, em seu segmento, responde por nada menos do que 42% dos emplacamentos. Em outras palavras, no acumulado de janeiro e julho, somou 3.150 unidades emplacadas no País. Os dados são da Fenabrave, que reúne as associações de conceionárias.

Segundo o vice-presidente de vendas e marketing da VWCO, Ricardo Alouche, a maior parte das vendas é da versão mais equipada. Ou seja, com o pacote chamado de Prime, que inclui condicionado, travas, vidros e espelhos elétricos. Bem como rádio com Bluetooth e banco do motorista com suspensão pneumática, entre outros.

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Recentemente, o VW Delivery 11.180 recebeu atualizações também em aspectos técnicos. Por exemplo, há mais opções de distâncias entre os eixos, que vão de 3.400 mm a 4.600 mm. De acordo com a marca, o modelo tem peso bruto total (PBT) de 10,8 toneladas.

Caminhão médio da VW tem versão elétrica

VW
Metade das vendas do VW e-Delivery 14 são sobretudo para locadoras; CO/Divulgação

Portanto, conforme o tipo de carroceria, a carga útil transportada pode ir de 7.330 kg a 7.480 kg. Nesse sentido, colabora o motor Cummins ISF de quatro cilindros em linha, com potência de 175 cv a 2.500 rpm e torque 61,2 mkgf a partir das 1.100 rpm. De série, a transmissão é manual, mas há opção automatizada.


Segundo a fabricante, empresas dos setores de transporte de carga frigorificada, assim como de bebidas, estão entre as principais compradoras do modelo. Vale lembrar que a Volkswagen oferece uma versão elétrica de seu caminhão médio, cujo foco são operações urbanas.

Aliás, essa opção soma 105 emplacamentos no acumulado de janeiro a julho. Embora os números absolutos sejam pequenos, é preciso lembrar que modelos elétricos custam até o dobro que equivalentes com motor a diesel. Os principais compradores são do setor de transporte de bebidas.

Conforme Alouche, o potencial de crescimento de vendas de caminhões elétricos no Brasil é bom. Nesse sentido, contribui o segmento de locação, que responde por cerca de 50% dos negócios. Afinal, essa opção é vantajosa considerando sobretudo o alto custo de aquisição desse tipo de veículo.


Veja os 10 caminhões médios mais vendidos do Brasil
Em julho

1.       VW Delivery 11.180 – 505
2.       MB Accelo 1017 – 421
3.       VW Delivery 13.180 – 78
4.       Iveco Tector 11-190 – 76
5.       Mercedes-Benz 1317 – 51
6. VW Constellation 14.210 – 50
7.       Mercedes-Benz Atego 1419 – 39
8.       Foton Aumark 1217 A– 36
9.       VW e-Delivery 14 – 7
10.   VW e-Delivery 11 – 4

De janeiro a julho

1.       VW Delivery 11.180 - 3.150
2.       MB Accelo 1017 – 2.265
3.       VW Delivery 13.180 – 445
4.       Iveco Tector 11-190 – 440
5.       Mercedes-Benz 1317 – 315
6.       Mercedes-Benz Atego 1419 – 261
7.       VW Constellation 14.210 – 214
8.       Foton Aumark 1217 A– 117
9.       VW e-Delivery 14 – 105
10.   VW e-Delivery 11 – 84

Fonte: Fenabrave


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