O Constellation 20.480 é a solução da Volkswagen Caminhões e Ônibus para atender um segmento que vem crescendo no Brasil. Ou seja, de transporte pesado que não requer cavalos-mecânicos com tração 6x2. Segundo a VWCO, o modelo lançado na edição de 2024 da Fenatran pode ser atrelado a bitrens de seis eixos. Ou seja, se enquadra na resolução nº 882/2021 do Contran, em vigor desde o início de 2022.
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Antes disso, apenas caminhões com tração 6x2 podiam tracionar esse tipo de implemento. Na prática, a mudança na legislação permitiu a oferta de uma opção que pode reduzir o custo total de operação (TCO). O Constellation 20.480 4x2 com bitrem de seis eixos tem bruto total combinado (PBTC) de até 56 toneladas. Ou seja, uma tonelada a menos que a composição com implemento de sete eixos.
Porém, além de o cavalo-mecânico 4x2 ser mais barato, ao ser atrelado a um implemento de seis eixos o conjunto utiliza 18 pneus. Entretanto, um caminhão 6x2 com implemento de sete eixos têm 24 pneus. Ou seja, seis a mais, o que aumenta o TCO. Dessa forma, para dar conta do recado nas médias viagens que o modelo se destina, o Constellation 20.480 4x2 tem o mesmo motor de 13 litros do Meteor.
Versatilidade de aplicações

Segundo a engenheira de marketing do produto da VWCO, Andria Giusti, o preço do Constellation 20.480 4x2 é cerca de R$ 40 mil menor do que o da versão 6x2. Ou seja, tem tabela de R$ 695 mil. De acordo com ela, o 4x2 também pode atuar em operações de médias distâncias rodoviárias. Nesse sentido, colabora o fato de ter a mesma cabine dos trucados, o que também garante conforto em viagens longas.
De qualquer forma, atualmente o maior volume de vendas da configuração 4x2 visa a utilização com implementos tradicionais, como o de três eixos com PBTC de 41,5 t. Da mesma forma, há demanda para uso com Vanderleia (três eixos espaçados, com PBTC de 46 t), bem como semirreboque Argentina. Ou seja, 1+1+1 com PBTC de 43 t. Portanto, há várias possibilidades de aplicação.
Conectividade
Assim como os demais modelos extrapesados da VWCO, o Constellation 20.480 4x2 vem com o pacote Highline de série. Assim, traz quadro de instrumentos digital de 10 polegadas e volante multifuncional. Além disso, há central multimídia com tela de 7" e conexão com celular por meio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Outros destaques são a suspensão pneumática, bem como suspensão a ar nos quatro pontos da cabine.
Como resultado, há bom nível de conforto a bordo mesmo quando o caminhão trafega sobre piso muito irregular ou deteriorado. Outra novidade é o sistema de monitoramento de peso por eixo. Dessa forma, o motorista pode checar em tempo real a distribuição de carga no painel. Além de aumentar a segurança essa solução reduz o risco de autuação em caso de movimentação involuntária da carga.
Conforme Giusti, a partir de setembro o caminhão virá com o VolksConnect. Ou seja, um recurso que facilita o gerenciamento remoto da frota por meio de aplicativo. Além disso, permite acompanhar a performance do motorista, aferir consumo e receber mensagens sobre risco de falhas. Portanto, é uma solução que busca atender empresas interessadas em melhorar a gestão e aumentar a produtividade.

Motor MAN D26 gera 245 mkgf para encarar as rodovias
Segundo a VWCO, o Constellation 20.480 tem motor MAN D26. Esse 13 litros gera 480 cv de potência a 1.800 rpm e torque de 245 mkgf entre 950 rpm e 1.450 rpm. Dessa forma, garante bom desempenho em operações de transporte pesado, bem como para encarar trechos de serra, por exemplo.
Nesse sentido, o seis-cilindros tem um sistema combinado de EGR (recirculação de gases de escape) e SCR (redução catalítica seletiva). Além disso, há freio motor com potência de 428 cv e três estágios de acionamento. Como resultado, oferece bom nível de segurança e eficiência em trechos longos de descida.
Câmbio automatizado Traxon
Outro bom atributo é a transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades e sistema preditivo. Assim, a central eletrônica combinada com o navegador GPS avalia a topografia da estrada à frente com 2,5 km de antecedência. Dessa forma, faz trocas de marcha automaticamente de acordo com variáveis como peso transportado e velocidade, entre outros. Conforme a VWCO, isso garante redução de até 5% do consumo de diesel.

Pegamos carona em um VW Constellation 20.480 em um percurso de ida e volta entre São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e o litoral sul do Estado. Ao fim dos 124,5 km rodados, o computador de bordo indicava queima de 46 litros de diesel. Portanto, fez média de 2,7 km/l estando atrelado a um baú de três eixos, o que se traduz em PBTC de 41,5 t.
Vale dizer que durante a viagem, o caminhão rodou em condições que simulam uma operação real. Ou seja, com variação de altimetria, em vias com trânsito de veículos leves e pesados. A temperatura estava amena e encaramos trechos com chuva e neblina.
Conforto a bordo
Na descida da Rodovia Anchieta, ficou claro o bom funcionamento do câmbio, bem como do freio motor. Com havia trechos sinuosos e com trânsito intenso, em algumas situações rodamos a 30 km/h, em 7ª marcha e com o motor operando a 2.100 rpm. Esse nível de rotação é ideal para permitir o uso eficaz do sistema de freio motor.
Na subida pela Rodovia dos Imigrantes, Alexandre Luciano, instrutor técnico da VWCO, mostrou as diferenças de resposta conforme a opção do câmbio - no modo automático e manual. Nos trechos com maior aclive, a suavidade e rapidez das trocas de marcha chamaram a atenção. Dessa forma, além de garantir que o caminhão rode sempre na faixa mais eficiente de consumo, há bom nível de conforto.
A suspensão pneumática de quatro bolsões e os bancos com amortecimento contribuem para o conforto de quem está a bordo. Da mesma forma, o ar-condicionado com oito saídas deixa o clima na cabine bastante agradável. Assim, o Constellation 20.480 4x2 mostrou ser uma boa opção para viagens de médias e longas distâncias. Sobretudo considerando o bom custo-benefício.
Ficha técnica
Volkswagen Constellation 20.480 4x2
Motor | MAN D26 de13 litros |
Potência | 480 cv a 1.800 rpm |
Torque | 245 mkgf entre 950 rpm e 1.450 rpm |
Transmissão | Automatizada, 12 marchas, ZF Traxon |
Freio motor | 428 cv de potência, três estágios |
Suspensão da cabine | Pneumática nos quatro pontos |
PBTC homologado | 56 toneladas (com bitrem de 6 eixos) |
Configuração | 4x2 rodoviário |
Tecnologias de emissões | EGR + SCR (Proconve P8 / Euro 6) |
Suspensão dos eixos | Pneumática |
Painel | Digital + central multimídia 10” |
Homologações adicionais | 41,5 t / 43 t / 46 t PBTC |