Mercado

VP da Volkswagen Caminhões diz que venda de elétrico vai dobrar

Mesmo numa base ainda baixa, as vendas do caminhão Volkswagen e-Delivery estão aquecidas e devem dobrar em 2025; entenda

Andrea Ramos

21 de ago, 2024 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Para VP da Volkswagen Caminhões, mercado de elétricos vai crescer
Para VP da Volkswagen Caminhões, mercado de elétricos vai crescer
Crédito:VWCO/Divulgação
Para VP da Volkswagen Caminhões, mercado de elétricos vai crescer

A Volkswagen Caminhões e Ônibus quer dobrar as vendas de caminhões elétricos. Nesse sentido, a marca já começa a ver os movimentos. E os números do e-Delivery começam a crescer, apesar da base baixa.

Conforme os números da Fenabrave, os caminhões elétricos da marca alemã somaram entre janeiro e julho 190 unidades vendidas. Pode parecer pouco, mas esses números levaram os modelos a aparecer no ranking dos 10 caminhões mais vendidos no segmento de leves. Algo que não ocorria até o ano passado.

Todavia, vale lembrar que, de início, esses caminhões foram desenvolvidos para atender a Ambev, em 2021. A empresa de bebidas continua comprando os modelos, contudo o mercado também começou a comprar o e-Delivery em maior volume.


Publicidade

VEJA TAMBÉM
Scania R113 é restaurado e fica como novo; veja o vídeo
Volvo lança sistema nos EUA que antecipa o futuro da Euro 7
Caminhões pesados: Volvo lidera e VW Meteor na disputa; veja o ranking

Além disso, esses caminhões são mais caros frente aos competidores chineses. E ainda assim têm a preferência dos clientes. Por essas razões, é que o vice-presidente de marketing e vendas da Volkswagen Caminhões acredita que daqui por diante, as vendas de veículos elétricos vão crescer. E podem dobrar em 2025 só nas vendas do Volkswagen e-Delivery.

Momento de retomada da sustentabilidade

Na visão do executivo, o mercado está aquecido, mesmo que dentro de um volume ainda baixo, porque as empresas depois de comprarem os caminhões Euro 6 e renovarem a frota, agora estão retomando suas ações sustentáveis. Além disso, conforme Alouche, o governo favoreceu ao voltar a taxar os caminhões elétricos importados.


Para VP da Volkswagen Caminhões, mercado de elétricos vai crescer
VWCO/Divulgação
Vice-presidente da Volkswagen vê um futuro promissor e quer dobrar as vendas do e-Delivery

“Enquanto aqui a gente paga cargas tributárias e gera emprego para desenvolver e produzir o caminhão, os competidores chegavam sem ser taxados. Portanto, sendo mais competitivos. Mas agora a gente consegue competir mais em igualdade. O e-Delivery continua custando mais caro em relação ao importado. Mas em termos de entregas ele se ressalta. Afinal é fabricado no Brasil e sua rede e pós-venda já é tradicional no mercado”, explica Alouche.

Conforme o executivo, as negociações foram retomadas. E vendas a importantes clientes estão ocorrendo.


Movimento dos ônibus elétricos colaboram

Ainda na avaliação do VP da Volkswagen Caminhões, o aquecimento nas vendas de ônibus elétricos favorece as vendas dos caminhões. Ao ajudar a disseminar a tecnologia.

Do mesmo modo, são veículos que operam no ambiente urbano, assim como o e-Delivery. E demandam de infraestrutura de recarga nas garagens dos operadores. Portanto, como em ônibus a questão está mais desenvolvida, acaba desmistificando possíveis dúvidas do frotista.

Porém, mesmo o crescimento nas vendas ainda tímido, o pequeno volume ajudou a diluir custos. Assim, colaborando para a redução do preço do caminhão. O e-Delivery de 11 t que chegou a custar mais de R$ 1 milhão, está com o preço reduzido. Mas Alouche não revelou o preço. Todavia, conforme a Fipe, a versão 0-km custa R$ 937.750.


Essa versão é a considerada mais genérica. Ou seja, atende plataforma de guincho, baú, baú frigorífico. E o modelo está sendo mais consumido na carga seca, operações atacadistas. Já o modelo de 14 t atende o transporte de bebidas, até pela maior capacidade de carga.

Degustação via locação

Mas apesar do bom momento, Alouche é taxativo ao dizer que “os caminhões elétricos ainda estão em fase de experimentação no Brasil”. O cliente ainda negocia o frete. Por sua vez, o embarcador está disposto a pagar pelo frete do caminhão elétrico. Porém, com ressalvas.

“Isso significa que o cliente do meu cliente está experimentando. Então há um limite que ele está disposto a pagar. Mas dentro da experimentação há a locação”.


Nesse sentido, o vice-presidente da VWCO afirma que metade das vendas dos caminhões elétricos é direcionada às locadoras do mercado. Segundo ele, o cliente final ainda tem medo da aquisição, por causa do valor residual.

“Ele ainda tem dúvidas sobre o valor de revenda. Portanto, prefere passar esse risco para a locadora”.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião