Notícias

Volvo VT5 Aero, ou FH16 Aero 780, foi reconstruído com cabine torpedo

Oficina de transformação holandesa modifica Volvo FH Aero de 780 cv em um super caminhão com cabine alongada

Redação

31 de mar, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo VT5 Aero, ou FH16 Aero 780, foi reconstruído com cabine torpedo
Volvo VT5 Aero, ou FH16 Aero 780, foi reconstruído com cabine torpedo
Crédito:Fotos: Vlastuin Truckopbouw
Volvo VT5 Aero, ou FH16 Aero 780, foi reconstruído com cabine torpedo

Depois de modificar 94 caminhões Scania com cabine S e 16 caminhões Volvo FH, a oficina holandesa Vlastuin Truckopbouw apresentou um novo projeto. Trata-se do Volvo FH Aero combinado a uma carroceria tipo torpedo. O diferencial é que a nova acompanha as linhas na nova geração de caminhões Aero da marca. E conta com uma frente arredondada.

Assim, o primeiro Volvo VT5 Aero, como o projeto é chamado, é baseado no FH16 Aero 780 Globetrotter XXL. Ou seja, o caminhão de série mais potente, equipado com o motor de 780 cv. Mas chama a atenção do habitáculo ampliado frente à geração original do Volvo Aero. Ou seja, com uma extensão de 25 cm.

Volvo VT5 Aero, ou FH16 Aero 780, foi reconstruído com cabine torpedo
A cabine do brutão ficou imponente, mas resta saber se ele poderá rodar na Europa com semirreboque tradicional - Fotos: Vlastuin Truckopbouw

Com relação às modificações, a Vlastuin Truckopbouw se concentrou principalmente em mover a cabine para trás em cerca de 130 cm. Posicionando-a atrás do motor. O que permitiu desenvolver um layout de carroceria mais clássico.

A parte inferior do habitáculo permanece original de fábrica. Destaque para o para-choque dianteiro mais destacado e arredondado, com a grade do radiador bem próxima a da versão Aero.


O capô projetado e fabricado pela Vlastuin Truckopbouw traz melhor aerodinâmica. Além disso, a nova grade superior abriga uma câmera para facilitar a operação do motorista na hora de fazer manobras com a cabine totalizando 1,3 metros.

Volvo VT5 Aero tem a maior cabine

O caminhão apresentado conta ainda com câmeras em substituição aos espelhos. O equipamento é original da Volvo, típico da versão Aero. Por outro lado, o modelo conta com uma longa lista de equipamentos extras. Nesse sentido, a cabine de fábrica teve de ser estendida nas laterais, o que resultou, entre outras coisas, no surgimento de novos compartimentos de armazenamento externos.

Volvo VT5 Aero, ou FH16 Aero 780, foi reconstruído com cabine torpedo
Mesmo com as alterações a identidade visual remete ao original Aero da Volvo - Fotos: Vlastuin Truckopbouw

Seja como for, o primeiro Volvo VT5 Aero certamente não será o último. À exemplo do Volvo FH 540 Globetrotter XL transformado pela empresa e que já teve três exemplares vendidos, é possível que encomendas não faltem para o irmão maior e mais potente na Europa. Afinal, há empresas dispostas a pagar uma pequena fortuna por esse tipo de conversão. Mas o preço não foi revelado.

O Volvo FH Aero original se enquadra na isenção da União Europeia (UE), permitindo que reboques de tamanho convencional sejam acoplados mesmo excedendo os limites de comprimento da combinação. Dessa forma, é possível que o VT5 Aero também se beneficie dessa exceção.


Todavia é bom lembrar que essa transformação de mover a cabine para trás em 1,3 metros exigiu uma distância entre os eixos tão longa que o veículo pode ter dificuldade para se encaixar no raio de giro regulamentar de 12,5 metros. Afinal, a distância do para-choque dianteiro até a traseira da cabine pode ultrapassar 3,5 metros.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião