Depois de modificar 94 caminhões Scania com cabine S e 16 caminhões Volvo FH, a oficina holandesa Vlastuin Truckopbouw apresentou um novo projeto. Trata-se do Volvo FH Aero combinado a uma carroceria tipo torpedo. O diferencial é que a nova acompanha as linhas na nova geração de caminhões Aero da marca. E conta com uma frente arredondada.
- VEJA MAIS:
- BYD renova sua linha de caminhões e trará novidades ao Brasil
- Caminhões pesados: Volvo lidera, Scania domina e Iveco S-Way segue 'vivo' na disputa
- Com juros altos, empresas compram caminhões seminovos, diz SVD
Assim, o primeiro Volvo VT5 Aero, como o projeto é chamado, é baseado no FH16 Aero 780 Globetrotter XXL. Ou seja, o caminhão de série mais potente, equipado com o motor de 780 cv. Mas chama a atenção do habitáculo ampliado frente à geração original do Volvo Aero. Ou seja, com uma extensão de 25 cm.

Com relação às modificações, a Vlastuin Truckopbouw se concentrou principalmente em mover a cabine para trás em cerca de 130 cm. Posicionando-a atrás do motor. O que permitiu desenvolver um layout de carroceria mais clássico.
A parte inferior do habitáculo permanece original de fábrica. Destaque para o para-choque dianteiro mais destacado e arredondado, com a grade do radiador bem próxima a da versão Aero.
O capô projetado e fabricado pela Vlastuin Truckopbouw traz melhor aerodinâmica. Além disso, a nova grade superior abriga uma câmera para facilitar a operação do motorista na hora de fazer manobras com a cabine totalizando 1,3 metros.
Volvo VT5 Aero tem a maior cabine
O caminhão apresentado conta ainda com câmeras em substituição aos espelhos. O equipamento é original da Volvo, típico da versão Aero. Por outro lado, o modelo conta com uma longa lista de equipamentos extras. Nesse sentido, a cabine de fábrica teve de ser estendida nas laterais, o que resultou, entre outras coisas, no surgimento de novos compartimentos de armazenamento externos.

Seja como for, o primeiro Volvo VT5 Aero certamente não será o último. À exemplo do Volvo FH 540 Globetrotter XL transformado pela empresa e que já teve três exemplares vendidos, é possível que encomendas não faltem para o irmão maior e mais potente na Europa. Afinal, há empresas dispostas a pagar uma pequena fortuna por esse tipo de conversão. Mas o preço não foi revelado.
O Volvo FH Aero original se enquadra na isenção da União Europeia (UE), permitindo que reboques de tamanho convencional sejam acoplados mesmo excedendo os limites de comprimento da combinação. Dessa forma, é possível que o VT5 Aero também se beneficie dessa exceção.
Todavia é bom lembrar que essa transformação de mover a cabine para trás em 1,3 metros exigiu uma distância entre os eixos tão longa que o veículo pode ter dificuldade para se encaixar no raio de giro regulamentar de 12,5 metros. Afinal, a distância do para-choque dianteiro até a traseira da cabine pode ultrapassar 3,5 metros.