A Volvo anunciou atualizações no motor do VNR. Ou seja, o caminhão menor em relação ao irmão pesado VNL, agora passa a contar com as mesmas tecnologias do caminhão mais pesado da marca. Conforme a Volvo Trucks na América do Norte, a novidade entra em produção na fábrica de New River Valley, em Dublin, Virgínia. E as vendas começam nos próximos meses.
VEJA MAIS
Nutrymax investe R$ 32 milhões e compra 100 caminhões Mercedes-Benz
Exército sueco expande frota com caminhões Scania e Volvo
Volkswagen Delivery 11.180 vende mais do que Volvo FH 540
De acordo com o vice-presidente de estratégia e marketing da Volvo Trucks North America, Magnus Koeck, o caminhão mais vendido da marca nos Estados Unidos, o pesado VNL estreou no ano passado, com uma plataforma que lançaria todos os novos produtos da empresa. Assim, o VNR é o segundo produto a ser desenvolvido na nova arquitetura.
Volvo VNR está há 8 anos no mercado americano

A Volvo apresentou pela primeira vez seu VNR em 2017. O trator chegou naquele mercado para atender o segmento regional entre empresas como sucessor do VNM. O novo VNR foi otimizado ainda mais para operações de curtas distâncias. Mas sua versatilidade permite que o modelo atenda operações de longo curso quando necessário.
Nesse sentido, o presidente da Volvo Trucks North America, Peter Voorhoeve, diz que o VNR é o “caminhão mais personalizável". Afinal, conta com opções de cabine simples com teto médio, leito teto alto e de tração 4x2, 6x2 e 6x4.
Motor totalmente renovado
O motor do novo VNR é o D13 de 13 litros equipado com um turbo de geometria variável (VGT). Trata-se de um propulsor que pode receber as opções de potência de 405 cv, 425 cv, 435 cv e 455 cv, com torque variando de 200,5 mkgf a 255,9 mkgf. Os pedidos iniciais para o novo Volvo VNR também terão a opção de especificar o motor D13 Turbo Compound.
Um pistão ganhou aprimoramentos para otimizar o controle da mistura de ar e combustível. Assim, resultando em uma combustão mais eficiente e que permite a maior dispersão de calor no topo da cabeça do pistão. Dessa forma, reduz a temperatura geral e da saída de NOx – deixando de emitir em torno de 7,4 t de CO2 por caminhão ao ano, de acordo com o presidente da Volvo.

Seja como for, a altura do pistão reduzida, combinada a uma biela mais longa, minimiza a pressão da parede lateral do cilindro. E diminui o atrito e melhora o desempenho geral. Válvulas de controle de agulha menores nos injetores de combustível controlam a taxa de fluxo de combustível. Assim, gera melhor eficiência de combustão e o desempenho do motor.
Por fim, uma bomba de óleo de deslocamento variável adapta-se dinamicamente às demandas de pressão. Isso reduz o desgaste de componentes, conforme a montadora.