Enquanto as fabricantes de caminhões europeias preferem as regiões congeladas da Escandinávia para testar seus veículos em situações de inverno rigoroso, a Volvo Trucks North America segue um caminho diferente. Dessa forma, para validar a resistência e a confiabilidade do novo VolvoVNL, a marca sueca optou pelas paisagens geladas e imprevisíveis do Alasca.
Segundo a Volvo, as condições climáticas locais são o cenário ideal para submeter o caminhão a situações reais de extremo desafio. Como, por exemplo, a temperaturas de até -35 °C, pistas alternando entre asfalto limpo, gelo e neve em questão de minutos, e longas distâncias sob severo frio persistente.
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“Não podemos testar tudo em laboratório. É por isso que estamos aqui, para encontrar problemas que não identificamos durante os testes convencionais”, afirma o diretor da Volvo Group North America, Matthew Taylor.
Imersão a frio: caminhão passa 12 horas congelando antes de ligar
Um dos desafios mais severos a que o novo Volvo VNL foi submetido no Alasca é o chamado teste de imersão a frio. Assim, nesse procedimento, os técnicos monitoram a previsão do tempo e, quando as temperaturas atingem os níveis ideais de teste, estacionam os caminhões do lado de fora, com o motor desligado, por no mínimo 12 horas.

Com o termômetro podendo chegar aos -35 °C, o caminhão precisa dar partida sem auxílio de nenhum equipamento extra. Condição imprescindível para aprovação no protocolo da marca.
Além disso, o Alasca é o ambiente ideal porque proporciona essas baixas temperaturas ao nível do mar. Ou seja, sem a necessidade de buscar altitudes elevadas, o que reduz variáveis e facilita a repetição das condições de teste.
5.000 quilômetros até o Colorado: o teste final
Depois de passar pelos desafios do frio extremo, os caminhões Volvo VNL ainda enfrentam mais uma prova de resistência. Percorrem cerca de 5.000 quilômetros sozinhos até o estado americano do Colorado. O trajeto, que inclui rodovias geladas, serras e estradas isoladas, avalia o desempenho contínuo e a robustez dos veículos em operação real.
Essa metodologia faz parte da estratégia global da Volvo Trucks de garantir que seus modelos de longo curso estejam preparados para enfrentar as condições mais adversas. Dessa forma, reforçando a imagem de confiabilidade e robustez da marca.