A Volvo anunciou que vai expandir o uso de aço de baixa emissão de CO2 na produção de seus caminhões com tipos de transmissão a partir de 2025. Atualmente, a empresa sueca utiliza este tipo de material somente na fabricação dos veículos elétricos.
- VEJA MAIS:
- Entre os caminhões semipesados Volvo lidera e Volkswagen domina
- Roubos de vans, furgões e VUCs crescem quase 50% no Brasil
- Scania 2025 é flagrado em testes e vem ao Brasil na Fenatran
A montadora informou que empregará o aço de baixa emissão em “dezenas de milhares de caminhões” no próximo ano. A Volvo foi a primeira fabricante a introduzir o material alternativo na construção de caminhões elétricos, em 2022.
No ano que vem, a Volvo relatou que usará o aço especial na construção dos trilhos de chassi em cerca de 12.000 caminhões das linhas FH e FM. Assim, a montadora especificou que reduzirá em 6.600 toneladas as emissões de CO2 no processo de fabricação desses veículos.
Publicidade
Aço de baixa emissão
A empresa siderúrgica sueca SSAB produz o aço especial usado pela Volvo, chamado de SSAB Zero. A empresa fabrica a liga com material reciclado e utilizando eletricidade renovável e de biogás. A Volvo aponta que essas práticas de produção reduzem as emissões de CO2 em cerca de 80% em comparação ao aço convencional, fabricado com energia de combustíveis fósseis.
“Este é um passo adicional em direção à nossa visão de zero emissão. O aço é um dos principais materiais em nossos caminhões. Também estamos procurando trocar outros materiais, como alumínio e plástico, por alternativas de baixa emissão”, diz Jan Hjelmgren, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos e qualidade da Volvo Trucks.
O aço representa cerca de 47% dos materiais usados na construção de um caminhão Volvo FH. Além disso, outros insumos são ferro fundido (26%), polímeros (11%) e alumínio (8%). Segundo a Volvo, a produção dessas ligas metálicas contribui com aproximadamente 44%, 26%, 14% e 8% das emissões de CO2 na fabricação do caminhão diesel Volvo FH. Portanto, a montadora estima que a produção de um caminhão gera 21 toneladas de gás carbônico.
A Volvo Trucks estabeleceu a meta de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa na cadeia de suprimentos até 2040. Nesse contexto, a empresa aponta que o aço de baixa emissão pode reduzir as emissões de CO2, pois compõe quase 50% da construção de um caminhão.