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Volvo usará mais aço de baixa emissão de CO2 na produção de caminhões

Aço produzido com material reciclado e energia livre de combustíveis fósseis será usado em dezenas de milhares caminhões Volvo a partir de 2025

Thiago Vinholes

17 de set, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Volvo, aço de baixa emissão
O aço responde por cerca de 47% dos materiais usados na construção de um caminhão Volvo FH
Crédito:Volvo Trucks/Divulgação

A Volvo anunciou que vai expandir o uso de aço de baixa emissão de CO2 na produção de seus caminhões com tipos de transmissão a partir de 2025. Atualmente, a empresa sueca utiliza este tipo de material somente na fabricação dos veículos elétricos.

A montadora informou que empregará o aço de baixa emissão em “dezenas de milhares de caminhões” no próximo ano. A Volvo foi a primeira fabricante a introduzir o material alternativo na construção de caminhões elétricos, em 2022.

No ano que vem, a Volvo relatou que usará o aço especial na construção dos trilhos de chassi em cerca de 12.000 caminhões das linhas FH e FM. Assim, a montadora especificou que reduzirá em 6.600 toneladas as emissões de CO2 no processo de fabricação desses veículos.


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Aço de baixa emissão

A empresa siderúrgica sueca SSAB produz o aço especial usado pela Volvo, chamado de SSAB Zero. A empresa fabrica a liga com material reciclado e utilizando eletricidade renovável e de biogás. A Volvo aponta que essas práticas de produção reduzem as emissões de CO2 em cerca de 80% em comparação ao aço convencional, fabricado com energia de combustíveis fósseis.

Volvo, aço de baixa emissão
O aço é empregado principalmente no chassi do caminhão - Volvo Trucks/Divulgação

“Este é um passo adicional em direção à nossa visão de zero emissão. O aço é um dos principais materiais em nossos caminhões. Também estamos procurando trocar outros materiais, como alumínio e plástico, por alternativas de baixa emissão”, diz Jan Hjelmgren, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos e qualidade da Volvo Trucks.


O aço representa cerca de 47% dos materiais usados na construção de um caminhão Volvo FH. Além disso, outros insumos são ferro fundido (26%), polímeros (11%) e alumínio (8%). Segundo a Volvo, a produção dessas ligas metálicas contribui com aproximadamente 44%, 26%, 14% e 8% das emissões de CO2 na fabricação do caminhão diesel Volvo FH. Portanto, a montadora estima que a produção de um caminhão gera 21 toneladas de gás carbônico.

A Volvo Trucks estabeleceu a meta de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa na cadeia de suprimentos até 2040. Nesse contexto, a empresa aponta que o aço de baixa emissão pode reduzir as emissões de CO2, pois compõe quase 50% da construção de um caminhão.

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