Tecnologia

Volvo usa 'cerca virtual' que limita velocidade de caminhões em áreas críticas

Nova tecnologia da Volvo permite controle automático da velocidade do caminhão em áreas urbanas, por exemplo

17 de jun, 2025 · 5 minutos de leitura.

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Serviço Zonas de Segurança da Volvo limita automaticamente a velocidade de caminhões em áreas pré-definidas
Crédito:Volvo/Divulgação

A Volvo lança na Europa o serviço que a empresa batizou de Zonas de Segurança. Segundo a marca, essa funcionalidade é baseada em geofencing, ou “cercas virtuais”, que permitem limitar automaticamente a velocidade de caminhões em áreas pré-definidas. Como resultado, essa tecnologia aumenta a segurança no trânsito, sobretudo em regiões urbanas com maior concentração de pedestres e veículos.

Segundo a marca sueca, o sistema conecta a posição GPS do caminhão a regras previamente definidas na plataforma digital Volvo Connect. Assim, ao ingressar em uma zona configurada, o veículo tem sua velocidade automaticamente limitada. Caso ultrapasse o limite permitido, o sistema aciona os freios para ajustá-la. Além disso, o painel de instrumentos informa o motorista e o sistema realiza todo o processo automaticamente.

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Segundo a Volvo, o recurso aumenta a segurança no trânsito, sobretudo em regiões urbanas - Volvo/Divulgação

"Com este serviço, uma empresa de transporte garante que a velocidade do veículo permaneça baixa. Por exemplo, em um porto ou centro logístico, ou em áreas com grande fluxo de pessoas e trânsito, como centros urbanos movimentados e escolas", explica Johan Rundberg, gerente de produto da Volvo Trucks.

Gestores de frota podem definir limites no sistema da Volvo

A configuração das Zonas de Segurança é feita diretamente no portal Volvo Connect, onde o gestor da frota pode selecionar áreas no mapa e determinar limites de velocidade a partir de 20 km/h. De acordo com a Volvo, cada caminhão pode ter até 300 zonas ativas, com controle individualizado por veículo. A unidade telemática do veículo envia a posição GPS em tempo real, garantindo o funcionamento das regras aplicadas.


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Cada caminhão pode ter até 300 Zonas de Segurança ativas - Volvo/Divulgação

O sistema também oferece registro de eventos relacionados à entrada e saída de zonas, além de alertas em caso de violação dos limites. Esses dados ficam disponíveis ao gestor, que pode acompanhar o desempenho e o comportamento dos veículos de forma remota. "O objetivo do serviço é tornar o ambiente de trânsito mais seguro e reduzir o estresse do motorista", salientou Rundberg.

A funcionalidade estará disponível a partir de junho de 2025 para os caminhões novos das linhas Volvo FH, FM e FMX Euro 6 e também para modelos com motorização elétrica produzidos a partir do outono de 2022. A atualização para caminhões já em circulação será possível a partir de setembro de 2025.

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