A Volvo lança na Europa o serviço que a empresa batizou de Zonas de Segurança. Segundo a marca, essa funcionalidade é baseada em geofencing, ou “cercas virtuais”, que permitem limitar automaticamente a velocidade de caminhões em áreas pré-definidas. Como resultado, essa tecnologia aumenta a segurança no trânsito, sobretudo em regiões urbanas com maior concentração de pedestres e veículos.
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Segundo a marca sueca, o sistema conecta a posição GPS do caminhão a regras previamente definidas na plataforma digital Volvo Connect. Assim, ao ingressar em uma zona configurada, o veículo tem sua velocidade automaticamente limitada. Caso ultrapasse o limite permitido, o sistema aciona os freios para ajustá-la. Além disso, o painel de instrumentos informa o motorista e o sistema realiza todo o processo automaticamente.

"Com este serviço, uma empresa de transporte garante que a velocidade do veículo permaneça baixa. Por exemplo, em um porto ou centro logístico, ou em áreas com grande fluxo de pessoas e trânsito, como centros urbanos movimentados e escolas", explica Johan Rundberg, gerente de produto da Volvo Trucks.
Gestores de frota podem definir limites no sistema da Volvo
A configuração das Zonas de Segurança é feita diretamente no portal Volvo Connect, onde o gestor da frota pode selecionar áreas no mapa e determinar limites de velocidade a partir de 20 km/h. De acordo com a Volvo, cada caminhão pode ter até 300 zonas ativas, com controle individualizado por veículo. A unidade telemática do veículo envia a posição GPS em tempo real, garantindo o funcionamento das regras aplicadas.

O sistema também oferece registro de eventos relacionados à entrada e saída de zonas, além de alertas em caso de violação dos limites. Esses dados ficam disponíveis ao gestor, que pode acompanhar o desempenho e o comportamento dos veículos de forma remota. "O objetivo do serviço é tornar o ambiente de trânsito mais seguro e reduzir o estresse do motorista", salientou Rundberg.
A funcionalidade estará disponível a partir de junho de 2025 para os caminhões novos das linhas Volvo FH, FM e FMX Euro 6 e também para modelos com motorização elétrica produzidos a partir do outono de 2022. A atualização para caminhões já em circulação será possível a partir de setembro de 2025.