Notícias

Volvo terá caminhões com produção livre de carbono

Volvo, em parceria com a SSAB, vai fabricar caminhões com aço produzido sem combustíveis fósseis. E os primeiros modelos chegam em 2022

Redação

09 de abr, 2021 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo Trucks
Volvo Trucks
Crédito:Volvo Trucks/Divulgação
Volvo Trucks

A Volvo Trucks vai produzir caminhões com aço livre de carbono no processo de fabricação. Os primeiros modelos serão protótipos. Mas a fabricação em série deve começar em 2022.

Para isso, a marca contará com a parceria da SSAB. A empresa sueca é a primeira siderúrgica do mundo a fabricar aço utilizando fontes renováveis de energia.

Os protótipos foram apresentados em 2019. Entre as cerca de 400 companhias que mostraram interesse está a Volvo Trucks.


Publicidade

Em 2016, a SSAB lançou a iniciativa Hybrit. O objetivo era substituir o carvão coque (gerado com o alto aquecimento do carvão mineral) por  hidrogênio.

Desde então, o interesse pelo aço "verde" não parou de crescer. Sobretudo por parte de indústrias na Europa. Isso porque o continente lidera a corrida global pela redução das emissões de carbono.

Dessa forma, a SSAB vem realizando testes para substituir o carvão coque por eletricidade originada do hidrogênio. Os testes começaram em agosto de 2020.


"Trata-se de um passo importante no caminho para um transporte totalmente neutro. E livre de carbono", disse o CEO da Volvo, Martin Lundstedt.

Volvo quer toda a produção mais limpa

Nesse sentido, a Volvo, que já deu início à produção seriada dos caminhões elétricos das linhas FE e FL, promete para o próximo ano a produção, também em série, de suas linhas pesadas FM, FH e FMX nas versões elétricas. Ou seja, com a utilização do novo aço, ela expande o uso de energias mais limpas na fabricação dos caminhões.


Ademais, a Volvo com a produção dos caminhões com aço da SSAB, a Volvo estima utilizar o hidrogênio a partir da energia renovável em todo o seu processo de produção. Para isso, a Volvo Trucks está revisando todos os materiais usados em suas plantas. E isso pode reverberar na fábrica brasileira, localizada em Curitiba (PR).

Deixe sua opinião