A Volvo atingiu a marca de mais de 5 mil caminhões elétricos vendidos em mais de 50 países. Segundo a marca, as vendas de modelos com essa tecnologia começaram em 2019. Além disso, a fabricante celebra a marca de 170 milhões de quilômetros percorridos por seus caminhões elétricos em operações reais.
A sueca oferece uma das mais amplas gamas de caminhões elétricos do mercado. Nesse sentido, todos os modelos com motor a combustão têm opção elétrica a bateria. Segundo Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, trata-se de uma alternativa sustentável tanto para transportadoras quanto embarcadores.
- VEJA MAIS:
- Caminhão Scania 30 G vai ser feito no Brasil a partir de 2027
- Scania 500 R 6x2 chega em série especial com 500 unidades
- Mercedes-Benz lança micro-ônibus LO 916R de uso misto
“Muitos desses clientes vêm expandindo suas frotas elétricas conosco”, diz Alm. Para isso, a linha de caminhões elétricos da Volvo atende vários tipos de operações de transporte. Ou seja, da distribuição urbana e regional aos segmentos de construção civil e coleta de resíduos.
Volvo oferece FM Electric no Brasil por meio de locação
Os principais mercados da marca são Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e Estados Unidos. Na América Latina, os caminhões elétricos da Volvo estão no Brasil, Uruguai e Chile. Atualmente, o FM Electric está disponível no País por meio de locação.

Segundo a Volvo, sua atuação pioneira no segmento de caminhões elétricos garantiu uma base sólida de conhecimento em relação a operações de transporte com emissões zero. Além dos benefícios ambientais, a empresa avançou no uso de energia. Bem como no desenvolvimento de infraestrutura de recarga e em programas de manutenção.
Como resultado, a Volvo promete zerar as emissões de CO₂ de seus veículos até 2040. Para isso, a marca atua em três frentes. Ou seja, caminhões elétricos a bateria, caminhões elétricos a célula a hidrogênio e combustíveis renováveis. Nesse sentido, há soluções com uso de hidrogênio verde, biogás GNL, biodiesel e diesel verde HVO.