O Departamento de Energia dos Estados Unidos liberou, no dia 11 de julho, US$ 208 milhões (o equivalente a R$ 1,15 bilhão) à Volvo Technology of America. A divisão local da fabricante usará a verba para acelerar a produção de caminhões pesados com motorização elétrica.
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Além disso, o financiamento permitirá que a Volvo atualize suas plantas em Macungie, Pensilvânia, e Dublin, Virgínia, onde produzem caminhões da Mack, subsidiária do grupo sueco. Aliás, esta é a maior fábrica de caminhões da Volvo no mundo.
O senador Bob Casey, da Pensilvânia, intermediou o repasse por meio do programa federal de subsídios para Conversão de Fabricação Doméstica. Esse fundo apoia a produção de veículos híbridos, elétricos e movidos por células de combustível a hidrogênio nos EUA.
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Ao todo, o governo norte-americano concederá US$ 2 bilhões aos fabricantes locais até 30 de setembro de 2031 para impulsionar a produção de veículos com sistemas de motorização de baixa e zero emissão. Ademais, o fundo destina-se a adaptar fábricas para instalações de zero emissão.
“Este financiamento impulsionará a produção da Volvo Mack Trucks, criará empregos sindicalizados bem remunerados e abrirá caminho para nosso futuro de energia limpa”, afirmou o senador Casey.
Em resposta ao website Trucking Dive, a Volvo informou que usará o financiamento para tornar suas instalações nos EUA livres de emissões poluentes. De acordo com a montadora, a fábrica em Hagerstown, Maryland, também passará por atualizações para aumentar a produção de componentes de motorização para caminhões elétricos.
Volvo não é única beneficiada pelo programa
Além da Volvo, outros fabricantes do setor de transporte também receberão o benefício do governo norte-americano. Por exemplo, a ZF, produtora de transmissões, receberá cerca de US$ 158 milhões. A verba será usada para adaptar sua fábrica em Marysville, Michigan, e fabricar componentes para veículos elétricos, bem como em adaptações para zerar as emissões da planta.
Outro empresa do setor beneficiada pelo programa nos EUA é a fabricante de motores Cummins. A companhia garantiu um financiamento de US$ 75 milhões para converter sua planta em Columbus, Indiana, para produzir sistemas de motorização elétrica.