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Volvo prepara motor D13 menos poluente para caminhões pesados nos EUA

Nova geração do motor D13 VGT atenderá à norma CARB-24 e deve equipar modelos VNL e VNR nos EUA a partir do fim de 2025

07 de mai, 2025 · 3 minutos de leitura.

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Volvo, motor D13
Volvo prepara alterações no motor D13 para reduções emissões poluentes
Crédito:Volvo/Divulgação

A Volvo Trucks North America anunciou que irá solicitar a certificação de um novo motor da família D13, desenvolvido para atender às exigências da norma CARB-24 Omnibus, em vigor na Califórnia. O objetivo é iniciar as entregas de caminhões com esse propulsor nos Estados Unidos no quarto trimestre de 2025.

De acordo com a divisão norte-americana da Volvo, o motor será incorporado aos novos modelos VNL e VNR. O novo D13 VGT contará com configurações de 431 cv e 461 cv de potência e torque máximo de 255,76 mkgf.

Projetado sobre uma nova arquitetura, o motor adota uma série de inovações para reduzir os níveis de NOx (óxidos de nitrogênio) e material particulado (MP). A plataforma utiliza turbocompressor de geometria variável, pistão de sete ondas mais curto, biela alongada, válvula de controle de agulha e bomba de óleo de deslocamento variável.

Conforme anunciado pela Volvo, essas soluções técnicas não apenas cumprem os novos limites de emissões, mas também contribuem para a redução de CO₂.

Sistema de pós-tratamento avançado

O D13 VGT virá equipado com um sistema de controle de emissões baseado em um módulo linear de pós-tratamento (EATS), que inclui um aquecedor de 48 volts. Esse componente atua em partidas a frio para garantir que os níveis de NOx permaneçam dentro dos limites definidos pelo CARB.


A norma CARB-24 Omnibus da Califórnia exige que os motores pesados reduzam em 75% as emissões de NOx e em 50% as de material particulado entre 2024 e 2026, em relação aos padrões da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). De acordo com a Volvo, o novo D13 VGT atende simultaneamente aos requisitos de ambas as agências.

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