A Volvo Trucks anunciou que todos os novos caminhões produzidos para o mercado dos Estados Unidos agora saem de fábrica com airbags laterais do tipo cortina. A tecnologia, integrada às laterais da cabine, foi desenvolvida para proteger o motorista e o passageiro em caso de tombamento.
- VEJA MAIS:
- Implementos rodoviários escondem tecnologias avançadas; conheça as principais
- IA atua como aliada, mas também representa uma ameaça no combate ao roubo de carga
- Iveco Daily Multifuel usa etanol e gás para reduzir em até 95% as emissões de CO₂
De acordo com a fabricante, os tombamentos estão entre as principais causas de fatalidades envolvendo ocupantes de caminhões. Atualmente, metade das mortes registradas nesse tipo de veículo ocorre em acidentes dessa natureza, segundo a Volvo. Nesse sentido, os airbags laterais podem reduzir ferimentos e aumentar as chances de sobrevivência em situações de alto impacto.
Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America, afirmou que a decisão reflete a prioridade da marca em relação à segurança. “Nossa visão Rumo a Zero Acidentes significa que nenhum caminhão Volvo deve se envolver em um acidente. Ao tornar os airbags laterais padrão, estamos dando mais um passo importante para proteger motoristas e passageiros em alguns dos cenários de colisão mais perigosos.”
Tradição em segurança veicular
A inclusão dos airbags laterais de cortina como item de série reafirma a tradição da Volvo em tecnologias de segurança no setor de transporte comercial. Desde a década de 1950, a empresa mantém um histórico de inovações que se tornaram referência mundial nesse campo.
Em 1959, a Volvo desenvolveu o cinto de segurança de três pontos, que se tornou o padrão global após a montadora liberar sua patente para uso gratuito. Décadas depois, em 1996, a empresa introduziu o airbag frontal para o motorista com o lançamento do modelo VN, tornando-o posteriormente equipamento obrigatório em toda a linha.
Ao longo dos anos, a marca também foi pioneira na implementação de cabines de aço de alta resistência e de sistemas eletrônicos de estabilidade, que ajudam a evitar perda de controle e capotamentos. Mais recentemente, a Volvo incorporou um sistema automático de chamada de emergência, que conecta o caminhão diretamente ao serviço médico norte-americano quando o airbag é acionado.