Mercado

Volvo lidera venda de caminhões pesados no Brasil há 6 anos seguidos

Pelo sexto ano consecutivo, o Volvo FH 540 é líder de mercado. A vice-liderança nos pesados também é da Volvo, com FH 460 que tirou a posição do DAF XF 530

Andrea Ramos

17 de jan, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo celebra 12 anos, sendo seis consecutivos, de liderança
Volvo FH 2025
Crédito:Fotos: Volvo
Volvo celebra 12 anos, sendo seis consecutivos, de liderança

Pelo 12º ano, sendo seis deles consecutivos, a Volvo lidera a venda de caminhões pesados no Brasil. Em 2024, o Volvo FH 540 foi, novamente, o caminhão mais emplacado do País no ranking geral. Conforme os dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, o modelo teve 7.765 emplacamentos. Como resultado, o cavalo-mecânico obteve 12,53%. de participação do segmento.

Além disso, no ano passado a marca de origem sueca conquistou também a vice-liderança do segmento, com o caminhão FH 460. O modelo da Volvo destronou o DAF XF 530, que há anos ocupava a segunda posição na venda de caminhões pesados no Brasil. Como resultado, o caminhão da marca holandesa caiu para a terceira posição do ranking.

VEJA TAMBÉM
VW Delivery 9.180 lidera vendas de caminhões leves no Brasil
Venda de caminhões médios: VW delivery 11.180 lidera disparado em 2024
Renovação de frota faria produção de caminhões saltar para 200 mil por ano


Publicidade

Segundo o diretor-executivo da Volvo Caminhões, Alcides Cavalcanti, as soluções do Volvo FH o colocam em destaque. E, em 2024, a marca lançou a linha 2025 com importantes atualizações. “O FH é um veículo com alta disponibilidade para as mais variadas operações de transporte. Além disso, tem elevado valor de revenda, garantindo aos transportadores retorno financeiro em todo o ciclo de operação na frota”, diz.

Venda de caminhões da Linha FH supera 200 mil unidades no Brasil

Volvo celebra 12 anos, sendo seis consecutivos, de liderança
A linha Volvo FH 2025 tem recursos de segurança e tecnologias aprimorados; Fotos: Volvo

Nesse sentido, há recursos eletrônicos modernos como o I-See, capaz de "prever" as subidas e descidas da estrada à frente. Além disso, agora o sistema reconhece antecipadamente também curvas e rotatórias, antecipando as trocas de marcha do câmbio automático, por exemplo. Como resultado, isso aprimora o desempenho e a segurança durante viagens


Outra novidade é o leitor de placas de trânsito, que detectara sinalização ao longo da via. Assim, mostra, por exemplo, os limites de velocidade, de altura permitida e até obras na pista. As informações são exibidas no painel de instrumentos. Como opcional, a nova gama ainda pode ter câmeras no lugar dos retrovisores externos. Além de melhorar a visibilidade, o sistema reduz a resistência do caminhão ao ar.

Do agro à indústria, Volvo conquistou liderança e vice-liderança

O FH 540, é mais emplacado na versão com tração 6x4. Segundo a marca, o modelo faz sucesso entre os empresários de do setor de transporte do agronegócio. Sobretudo, o de grãos, em operações rodoviárias de longa distância.

Seja como for, o FH 460 se destacou na versão com tração 6x2, com 4.956 unidades emplacadas. Ou seja, essa é a configuração com maior alta nas vendas, por permitir a utilização de semirreboque com quatro eixos. De acordo com a Volvo, o modelo é muito procurado para o transporte de cargas industrializadas, fracionadas e operações logísticas, bem como para o transporte de veículos, entre outros.


Confira os 10 caminhões pesados mais vendidos em 2024

1.    Volvo FH 540 - 713 (7.765)
2.    Volvo FH 460 - 654 (4.956)
3.    DAF XF 530 - 485 (4.608)
4.    Scania R 450 - 390 (4.417)
5.    Scania 460 R - 481 (4.010)
6.    DAF XF 480 - 265 (3.155)
7.    Scania R 540 - 136 (2.507)
8.    Scania 560 R - 215 (2.493)
9.    Mercedes-Benz Actros 2548 - 170 (2.406)
10. VW Meteor 28.480 - 127 (2.111)

Fonte: Fenabrave

Deixe sua opinião