Entre janeiro e outubro, o Volvo VM 290 somou 3.728 unidades, desempenho que o coloca não apenas como o número 1 entre os caminhões semipesados, mas também como o terceiro mais vendido do Brasil em 2025. Ou seja, o modelo aparece atrás apenas do Volkswagen Delivery 11.180, que registra 5.594 emplacamentos, e do extrapesado também da Volvo, o FH 540, com 4.565 unidades.
Assim, esse avanço demonstra uma demanda crescente por caminhões versáteis, capazes de atender rotas regionais com eficiência. Justamente por isso o VM 290 domina operações de médias distâncias em torno de 1.000 km, faixa onde transportadoras procuram desempenho, robustez e baixo custo operacional.
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Por que o VM 290 se tornou referência nos caminhões semipesados?
O Volvo VM 290 segue forte no transporte regional porque combina um trem de força eficiente com alta disponibilidade mecânica. Nesse sentido, o modelo utiliza motor Volvo de 290 cv e 107 mkgf de torque, com duas opções de transmissão. A manual de 9 marchas ou a Volvo I-Shift de 12 velocidades, mais procurada por frotistas. Conforme a Volvo, a caixa automatizada já é bastante representativa nesta categoria.
Além disso, o caminhão oferece configurações de tração 4x2, 6x2 e 6x4, sendo a 6x2 a mais vendida. Dessa forma, o VM 290 mantém presença relevante em setores como distribuição regional, alimentos, comércio eletrônico e cargas fracionadas. Em outras palavras, justamente mercados que cresceram com a interiorização dos polos logísticos.

Mercedes-Benz Atego 1719 avança e segue forte no setor de bebidas
Na segunda posição dos semipesados aparece o Mercedes-Benz Atego 1719, com 2.737 unidades até outubro. O modelo, muito procurado pelo setor de bebidas. Assim, reforça sua presença em operações urbanas e rodoviárias curtas, onde o chassi reforçado e o bom índice de disponibilidade fazem diferença.
Logo atrás, o Atego 2429 mantém ritmo sólido, com 2.554 emplacamentos. Seguido pelo Volkswagen 17.210 e pelo VW 26.260, que completam o top 5 com desempenho consistente.
Volkswagen domina como marca
Apesar do domínio isolado do VM 290, a Volkswagen Caminhões mantém a liderança geral entre as marcas no segmento. Isso ocorre porque seis modelos da linha Constellation aparecem com bons números de vendas. Essa pulverização de produtos da marca garante forte presença em nichos distintos. Ou seja, do varejo a distribuição de cargas industriais mais pesadas.
Segmento cresce e reforça tendência do mercado brasileiro
O avanço dos semipesados acompanha o movimento visto também no segmento de médios. Juntos, esses caminhões se beneficiam da reorganização logística do País, da retomada de investimentos regionais e do fortalecimento das operações de distribuição.
Com a demanda crescente, os semipesados saltaram de 29,31% para 33,34% de participação nas vendas totais. Ou seja, índice que coloca o segmento novamente no centro da estratégia das montadoras.
Ranking dos 10 caminhões semipesados mais vendidos em outubro (com o acumulado do ano)
- Volvo VM 290 – 391 (3.728)
- Mercedes-Benz Atego 1719 – 359 (2.737)
- Mercedes-Benz Atego 2429 – 374 (2.554)
- VW Constellation 17.210 – 269 (2.499)
- VW Constellation 26.260 – 258 (2.480)
- VW Constellation 31.320 – 173 (1.807)
- VW Constellation 26.320 – 154 (1.506)
- VW Constellation 18.260 – 173 (1.387)
- Mercedes-Benz Atego 3033 – 156 (1.335)
- VW Constellation 27.260 – 169 (1.220)
Fonte: Fenabrave