A venda de caminhões pesados encerra o primeiro semestre com 52,5% de participação nas vendas totais. Para efeito de comparação, em igual período em 2023, a categoria representou 48% das vendas. E o Volvo FH 540 é o modelo mais vendido.
Dessa forma, tudo indica que o modelo tem todos os predicados para encerrar o ano novamente na liderança. Se a projeção se cumprir, o representante da Volvo vai liderar o mercado pelo 12º ano, sendo seis deles consecutivos.
VEJA TAMBÉM
Volkswagen de 9 t lidera vendas de leves no Brasil no 1º semestre
Venda de pesados elétricos e a gás cresce 79,5% em 2024
Volvo VM 290 lidera, mas mercado de semipesados é da VW
Publicidade
Seja como for, o modelo emplacou nestes primeiros seis meses do ano 3.652 unidades. Respondendo por 12,8% do segmento.
Na sequência, o Scania R 450 Plus está na segunda posição. Nesse sentido, o modelo vendeu 2.520 unidades. Ficando om 8,8% de participação no semestre.
Um ano bom para a Scania
Todavia, conforme já publicado pelo Estradão, a Scania foi uma das marcas de pesados que mais cresce no segmento. Assim, no primeiro semestre, ela fechou com 87,7% de crescimento só em caminhões pesados.
Em outras palavras, a marca do grifo emplacou 9.062 caminhões. Ou seja, participando no segmento com 30,4%.
Além disso, entre os 10 pesados mais vendidos do País, quatro modelos são da Scania. Assim, além do R 450 está o R 540, também da geração Plus, bem como os modelos da gama Super 460 R e 560 R.
Confira os 10 caminhões pesados mais vendidos em junho e no acumulado
1. Volvo FH 540 - 518 (3.652)
2. Scania R 450 - 355 (2.520)
3. DAF XF 530 - 381 (2.265)
4. Volvo FH 460 - 315 (1.894)
5. Scania R540 - 234 (1.778)
6. DAF XF 480 - 278 (1.563)
7. Scania 460 R - 315 (1.430)
8. Mercedes-Benz Actros 2548 - 200 (1.318)
9. Scania 560 R - 257 (1.162)
10. Mercedes-Benz Arocs 3351 - 93 (727)
Fonte: Fenabrave