O Volvo VM 290 caiu no gosto dos clientes. E isso ocorre muito em razão da Euro 6. Afinal, o caminhão ganhou trem de força semelhante ao do irmão pesado FH. Muda apenas a litragem do motor, que no caso do VM é de 8 litros.
Seja como for, além da Volvo, o Mercedes-Benz Atego 1719 alcança a vice-liderança na categoria. O que leva a crer uma mudança no comportamento do mercado de caminhões semipesados. Vale lembrar que nos últimos 10 anos, a Volkswagen Caminhões ocupou a liderança com o Constellation 24.250 Euro 3 e o sucessor 24.280 Euro 5.
- VEJA TAMBÉM:
- Volkswagen Caminhões projeta vender 15% mais na Fenatran 2024
- Caminhões elétricos vão ter queda nas vendas, prevê Fenabrave
- Cummins Meritor muda de nome e revela novidades para a Fenatran
Mas agora, com a chegada da Euro 6, o modelo ganhou nova nomenclatura e passa a se chamar Constellation 26.320. Portanto, agora gera 320 cv. No mesmo sentido, o torque cresceu 13% e passou de 107 mkgf para 122,4 mkgf a partir das 1.200 rpm. E combina caixa automatizada ZF Traxon de 12 velocidades.
Publicidade
Além disso, o novo modelo chega com 1,5 t de capacidade de carga adicional em relação ao seu antecessor. Dessa forma, o seu peso bruto total (PBT) técnico é de 25,6 t. E mesmo com esses atributos, o caminhão ocupa a 6ª posição nas vendas de semipesados.
Entretanto, parece que os clientes estão preferindo os modelos com motor de menor cavalagem. Não por acaso, na terceira posição está o VW Constellation 26.260.
Mas conforme a Volkswagen Caminhões, a versão de 320 ficou mais direcionada às operações de médias distâncias rodoviárias. Enquanto que o modelo de 260 cv atende as curtas distâncias.
Seja como for, a Volkswagen ainda lidera o mercado de semipesados. Ou seja, dos 10 modelos mais emplacados, cinco são da marca alemã. E na soma, ultrapassam nas vendas os dois primeiros colocados.
Volvo VM e Mercedes-Benz Atego lideram as vendas de semipesados
Na lista dos 10 semipesados mais vendidos do semestre, o representante da Volvo VM 290 se destaca com 2.941. Dessa forma, responde por 11,4% do segmento.
O representante da Volvo ganhou ainda mais popularidade com a chegada do motor. Ou seja, o D08 de 290 cv a 1.900 rpm e 107 mkgf de torque máximo a partir de 1.000 rpm. Esse motor pode operar com transmissão manual de 9 marchas ou a automatizada I-Shift de 12 velocidades.
Já o vice-líder Atego 1719 tem 2.131 unidades vendidas até setembro. O segmento de bebidas é um dos que mais consome o modelo. Por essa razão, está bem posicionado, com uma participação de 8,24% no período.
O caminhão conta com motor OM 926 LA, fabricado pela própria marca e desenvolve 185 cv de potência e 76 mkgf de torque. Já o câmbio é manual de seis velocidades, também Mercedes-Benz.
O caminhão da Mercedes-Benz é equipado com motor OM 926 LA, fabricado pela própria marca. O modelo gera 185 cv de potência e 76 mkgf de torque. Por sua vez, o câmbio é manual de seis velocidades e o eixo traseiro é o Meritor 23.245.