Tecnologia

Volvo lança sistema nos EUA que antecipa futuro Euro 7

Nova tecnologia une 4 soluções, sendo uma delas parecida com a de automóveis, e já está disponível para os Volvo VNR e VNL

Redação

02 de ago, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo VNL tem nova tecnologia de emissão que pode ser o futuro da Euro 7
Volvo VNL
Crédito:Volvo Trucks/Divulgação
Volvo VNL tem nova tecnologia de emissão que pode ser o futuro da Euro 7

A Volvo Trucks apresentou, nos Estados Unidos, um motor de 13 litros que atende as novas, e cada vez mais restritas, regras de emissões de poluentes da Califórnia. Assim, a marca sueca pode ter antecipado soluções que vão ser adotadas como parte da Euro 7. Ou seja, o programa europeu que vai servir de base para brasileiro Proconve P9.

Embora os padrões das regras de emissões usadas nos EUA e Europa sejam similares, a Califórnia avança com a recém lançada norma CARB 2024 Omnibus. A norma determina redução de 75% nas emissões de óxido e carbono, bem como de 50% nas de partículas até 2026. Para isso, a filial norte-americana da marca introduziu novas soluções em seu motor mais popular, o D13.

VEJA TAMBÉM
Eixo suspenso é cobrado na maioria das rodovias de SP
Caminhoneiros dão nota 2 para as condições de trabalho no Brasil
Caminhoneiro do Mato Grosso agora tem 'botão de pânico' para acionar a polícia


Publicidade

Volvo D13 tem novo sistema de tratamento de gases

Volvo

Segundo a Volvo, a principal novidade é o chamado sistema linear de pós-tratamento dos gases de escape. De acordo com a marca, essa solução traz quatro sistemas diferentes, porém com atuação de forma integrada. Ou seja: filtro de partículas de diesel (DPF), injeção de (Arla) AdBlue (SCR), conversor catalítico de oxidação (DOC) e sistema de aquecimento de 48 volts.

Assim, uma bateria exclusiva e ligada a um alternador de 48 volts fazem parte do conjunto responsável por aumentar a temperatura dos gases de escape. Dessa forma, o conjunto consegue obter maior eficiência mesmo com o motor frio ou com o veículo rodando vazio ou com carga leve. Assim, o sistema pode ser comparado ao híbrido leve, utilizado em automóveis.


Volvo VNL tem nova tecnologia de emissão que pode ser o futuro da Euro 7
Volvo/Divulgação
Nova tecnologia da Volvo une quatro sistemas que atuam de forma conjunta para reduzir emissões

Conforme a Volvo, o motor compatível com CARB 24 já está disponível para os modelos VNR e VNL à venda nos EUA, com potência de 455 cv e torque de 228 mkgf. No mesmo sentido, a rede de concessionárias já está capacitada para atender os interessados e esclarecer dúvidas. Porém, os clientes localizados na Califórnia ou que operam principalmente no Estado devem ter um Formulário de Certificação CARB preenchido antes de enviar o pedido.

Como resultado da iniciativa batizada de Clean Truck Partnership, algo como "parceira para o caminhão limpo", em tradução livre, um acordo concluído em 2023 entre a CARB e as fabricantes de caminhões prevê alinhamento, em todos os 50 Estados dos EUA, dos níveis de emissões de NOx a partir de 2027.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião