A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) anunciou recentemente o lançamento de uma nova linha de caminhões articulados para atividades de mineração e construção civil. O principal destaque da gama atualizada é o modelo inédito A50, que chegará gradualmente em mercados ao redor do mundo ao longo deste ano.
- VEJA MAIS:
- Como funciona um caminhão movido a célula de hidrogênio
- Vendas de caminhões e ônibus elétricos e a gás crescem, mas são menos de 2% do total
- Comgás instala postos de gás para caminhões em três grandes empresas do Brasil
De acordo com o fabricante sueco, os novos caminhões aumentam a produtividade do operador e reduzem em até 15% o consumo de combustível, dependendo do modelo e da aplicação. Além disso, os veículos pesados incluem cabines renovadas com mais itens de segurança e conforto, sistemas eletrônicos de última geração e uma nova transmissão que se adapta a futuros trens de força.
A sustentabilidade também foi um foco no desenvolvimento dos novos caminhões. Agora, a Volvo CE produz os veículos com aço de baixa de carbono em sua fabricação. Ou seja, é um material produzido com eletricidade gerada sem combustíveis fósseis. No caso da montadora sueca, a produção da liga metálica usa energia gerada por biogás.
Publicidade
![Volvo, Volvo CE, A50](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/14191645/VolvoA50_02.jpg)
A Volvo foi a primeira fabricante a desenvolver caminhões articulados para trabalhos pesados. A marca lançou o primeiro modelo do tipo, o DR 631, em 1966. "Por quase 60 anos, lideramos o caminho com nossa linha de caminhões articulados e agora, com o lançamento de uma nova linha de produtos, incluindo um modelo completamente novo, provamos que não há limites para nossa capacidade de inovação", disse Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.
A50, o novo membro da família Volvo CE
Novidade da nova linha da Volvo CE, o A50 é um caminhão articulado com capacidade para movimentar até 42 toneladas de carga. Ele substitui o A45G FS, oferecendo 10% a mais de capacidade produtiva e redução de 8% no consumo de combustível comparado ao modelo anterior, conforme dados do fabricante. Além disso, o veículo ainda tem uma suspensão aprimorada para alcançar maior velocidade de deslocamento (até 57 km/h) nas áreas de trabalho.
![caminhão articulado](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/14191647/VolvoCE-1160x652.jpg)
Outros caminhões articulados da Volvo que passaram por atualizações são o A35, A40 e A45. De acordo com o fabricante, esses modelos comportam, pela ordem, 34,5 toneladas, 39 toneladas e 42 toneladas de carga. A marca ainda oferece as opções A25, A30 e A60, que movimentam de 25 t a 55 t, mas que ainda não passaram por renovações.
A reformulação da linha de caminhões articulados da Volvo CE representa a maior atualização do portfólio da empresa em décadas, com mais de 35% da gama renovada nos últimos 12 meses.