A Volvo apresentou nesta segunda-feira (7), na Fenatran, suas novidades para o Brasil. O destaque da montadora na tradicional feira de transportes e logística é o caminhão FM 100% elétrico. Com o modelo, a Volvo quer dar o primeiro passo para a descarbonização do transporte nos mercados em que atua. Isso porque, segundo o presidente global da Volvo, Roger Alm, a intenção é vender só veículos 100% elétricos até 2040 no mundo.
Ou seja, por ora, a marca está apenas apresentando o modelo aos clientes. Mas a intenção é iniciar os testes já no ano que vem no Brasil. Nesse sentido, a Volvo pretende convidar clientes para conhecer a tecnologia. E, assim, ajudar na jornada de testes. Seja como for, o FM Eletric servirá às operações urbanas e regionais. O caminhão usa um pacote de seis baterias com autonomia para até 300 km. O PBTC (peso bruto total combinado) é de 44 toneladas.
"Estamos apresentando o caminhão. A intenção é avaliar as primeiras unidades. E logo vamos anunciar o plano comercial", declarou Wilson Lirmann, presidente da Volvo.
Publicidade
Novidades para já
Além do caminhão FM elétrico, a Volvo estreia atualizações feitas nos motores. Com isso, os modelos da marca passam a atender os novos limites do Proconve P8. Além disso, a empresa está lançando seu programa de locação de caminhões e equipamentos. A feira, considerada como a maior do setor de transportes do América Latina, ocorre de 7 a 11 de setembro, na zona sul da capital paulista. Para profissionais do setor, o evento é grátis.
As normas de controle de emissões de poluentes são equivalentes às do Euro 6. Dessa forma, as famílias F, composta por FH, FM e FMX, bem como VM, ganharam trem de força renovado. Segundo a marca, os preços vão subir, em média, 20%.
LEIA TAMBÉM
Volvo vai testar caminhões a hidrogênio a partir de 2025
Volvo VM Euro 6
Seja como for, a marca informa que os novos motores são até 10% mais econômicos. A grande novidade é na linha VM. O motor de seis cilindros em linha é produzido pela Volvo. De acordo com a empresa, há opções com 290 cv de potência e 107 mkgf de torque e 360 cv e 143 mkgf. Portanto, o 8.0 substitui os MWM de 7 litros utilizados até então.
De acordo com o gerente de engenharia de vendas da Volvo, Jeseniel Valério, esse motor já era utilizado na Europa. Porém, não fazia sentido trazê-lo antes. O motivo é o preço mais alto. Afinal, ele tem recursos como turbo de geometria variável e common rail de última geração. Bem como EGR, que requer o uso de Arla 32, filtros DPF e oxidante DOC.
Recursos extras
O novo Volvo VM também ganhou a sétima geração da transmissão I-Shift. Conforme a mara, hardware e software foram atualizados e garantem trocas mais rápidas de marcha. Além disso, há a função Heavy Start, que melhora as respostas em subidas íngremes com o caminhão carregado.
Opção de caixa manual
A Volvo oferece ainda caixa manual de nove marchas da ZF. Porém, essa opção é apenas para o VM City. Bem como para modelos com motor de 290 cv. Além disso, a gama VM ganha opção do freio-motor com 210 cv de potência de frenagem. Ou seja, 40% a mais do que no modelo anterior.
Além dele, há o freio VEB por cabeçote, com 300 cv. Segundo a marca, o aumento da capacidade de frenagem é de 30%. No mesmo sentido, o Volvo VM passa a ter controle eletrônico de estabilidade e auxílio de partida em rampa. Ainda em relação à segurança, há novos espelhos, além de luzes de uso diurno (DRL) de LEDs como item de série.
No visual externo, nada mudou em relação à atualização feita em 2021. Porém, a cabine ganhou painel de instrumentos redesenhado, com tela de alta resolução de 4,3 polegadas. O sistema permite checar dados sobre a condução e avisos de manutenção. Bem como informações do computador de bordo.
Novos membros à família VM
Outra novidade do cavalo mecânico é a versão Tractor Power. Essa opção tem motor de 360 cv, freio motor VEB de 300cv e transmissão I-Shift. Disponível apenas com tração, 4x2, é voltada para operações de médias distância, na faixa das 40 t.
A Volvo também atualizou a linha VM off road. Agora, essa configuração é composta pelos modelos VMX e VMX Max. Entre os destaques, há para-choque de aço e duplos eixos trativos 6x4 e 8x4. Além da opção de escapamento vertical.
Há, ainda, o novo VMX Max 6x4 rígido, com PBT de 34 t. Ou seja, 2t a mais que o antecessor. Nesse caso, o motor tem 360 cv e o freio motor é o VEB de 300 cv. Além disso, há chassi duplo reforçado. Bem como suspensão dianteira parabólica de 8 t. A traseira é semielíptica de 26 t.
Volvo F fica 8% mais econômico
Do mesmo modo, os caminhões Volvo FH, FM e FMX têm novo trem de força. Agora, há motor D13k, com 380 cv, 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv. Bem como o D8K, com common rail atualizado, turbo de geometria variável e novas unidades injetoras. Além disso, ha o Wave. Ou seja, um sistema que permite que o motor trabalhe com alta pressão, porém, com menor injeção de diesel.
Segundo a marca, as tecnologias SCR com DPF e DOC também foram incorporadas. Assim como a nova caixa I-Shift. Como resultado, a redução de consumo de diesel chega a 8%. Por sua vez, o VEB+m sigla de Volvo Engine Brake Plus, passa a ser de série para todos os modelos da linha F.
Segurança
Além disso, a linha F vem de série com sistema de freios eletrônico EBS. Assim como assistente de partida em rampa, controle de tração e luz de freio de emergência. Da mesma forma, há célula de sobrevivência na cabine, para-choque anti-intrusão e teto-solar com saída de emergência.
Segundo o diretor de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti, o momento é importante para a marca. De acordo com ele, as vendas de modelos com peso bruto total (PBT) acima de 16 toneladas recuaram 2%. Ele se refere ao acumulado de janeiro a setembro deste ano ante o mesmo período de 2021.
Porém, o executivo afirma que os emplacamentos da empresa cresceram 14%. De acordo com ele, boa parte desse crescimento se deve ao Volvo FH 540. Líder total de vendas no mercado de caminhões desde 2019. As novidades vão ser oferecidas também por meio do novo programa de assinaturas da marca.
Volvo lança locação de caminhões
O Grupo Volvo lança no Brasil a Locadora Volvo, um programa de assinatura de caminhões, ônibus e máquinas de construção da marca. Para atrair interessados, a fabricante anuncia planos específicos para cada cliente e segmento. Nesse sentido, tem opções de locação por km rodado e por hora trabalhada. E assinaturas com planos de 24 a 60 meses.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz usa conceito japonês para melhorar pós-venda
O programa da marca aposta em algumas soluções financeiras, como, por exemplo, o financiamento de veículos, de peças e de serviços. Há ainda seguros e consórcio. Ou seja, o programa de assinatura terá tudo integrado se o cliente tiver interesse, tal como ocorre com os carros 0-km.
Conforme o diretor da Volvo Financial Services, José Olimpio Francisco, a entrada da marca no segmento de locação vai contemplar uma nova demanda do mercado. "Observamos uma tendência de locação de bens no transporte de cargas e logística, em setores como agronegócio, mineração, construção e florestal. Em muitos casos, o transporte é feito por prestadores de serviços, que preferem a locação por causa dos contratos com prazos definidos", explica.
Potencializar a oferta de serviços
Líder nas vendas de caminhões pesados no Brasil, a Volvo pretende, portanto, ampliar sua participação de mercado. Vale lembrar que, em 2021, a sueca lançou o serviço de ônibus por assinatura. "Agora, a Locadora Volvo permitirá ampliar essa oferta no segmento de caminhões", pontua o presidente da Volvo Buses Latin America, Fabiano Todeschini.
O serviço de locação já está disponível em algumas concessionárias de caminhões e ônibus da Volvo. Assim como nos distribuidores Volvo CE. E será expandido gradativamente nos próximos meses. Vale destacar que, em breve, a marca vai apresentar sua nova gama de veículos padrão Euro 6. Dessa forma, virão mais tecnológicos e também 20% mais caros, em média. A locação será uma solução para as empresas na renovação da frota.