A Volvo apresentou nesta terça-feira (4), atualizações em sua linha de caminhões. Com isso, os modelos da marca passam a atender as regras do Proconve P8. As normas de controle de emissões de poluentes são equivalentes às do Euro 6. Dessa forma, as famílias F, composta por FH, FM e FMX, bem como VM, ganharam trem de força renovado. Segundo a marca, os preços vão subir, em média, 20%.
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Volvo VM Euro 6
Seja como for, a marca informa que os novos motores são até 10% mais econômicos. A grande novidade é na linha VM. O motor de seis cilindros em linha é produzido pela Volvo. De acordo com a empresa, há opções com 290 cv de potência e 107 mkgf de torque e 360 cv e 143 mkgf. Portanto, o 8.0 substitui os MWM de 7 litros utilizados até então.
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De acordo com o gerente de engenharia de vendas da Volvo, Jeseniel Valério, esse motor já era utilizado na Europa. Porém, não fazia sentido trazê-lo antes. O motivo é o preço mais alto. Afinal, ele tem recursos como turbo de geometria variável e common rail de última geração. Bem como EGR, que requer o uso de Arla 32, filtros DPF e oxidante DOC.
Recursos extras
O novo Volvo VM também ganhou a sétima geração da transmissão I-Shift. Conforme a mara, hardware e software foram atualizados e garantem trocas mais rápidas de marcha. Além disso, há a função Heavy Start, que melhora as respostas em subidas íngremes com o caminhão carregado.
Opção de caixa manual
A Volvo oferece ainda caixa manual de nove marchas da ZF. Porém, essa opção é apenas para o VM City. Bem como para modelos com motor de 290 cv. Além disso, a gama VM ganha opção do freio-motor com 210 cv de potência de frenagem. Ou seja, 40% a mais do que no modelo anterior.
Além dele, há o freio VEB por cabeçote, com 300 cv. Segundo a marca, o aumento da capacidade de frenagem é de 30%. No mesmo sentido, o Volvo VM passa a ter controle eletrônico de estabilidade e auxílio de partida em rampa. Ainda em relação à segurança, há novos espelhos, além de luzes de uso diurno (DRL) de LEDs como item de série.
No visual externo, nada mudou em relação à atualização feita em 2021. Porém, a cabine ganhou painel de instrumentos redesenhado, com tela de alta resolução de 4,3 polegadas. O sistema permite checar dados sobre a condução e avisos de manutenção. Bem como informações do computador de bordo.
Novos membros à família VM
Outra novidade do cavalo mecânico é a versão Tractor Power. Essa opção tem motor de 360 cv, freio motor VEB de 300cv e transmissão I-Shift. Disponível apenas com tração, 4x2, é voltada para operações de médias distância, na faixa das 40 t.
A Volvo também atualizou a linha VM off road. Agora, essa configuração é composta pelos modelos VMX e VMX Max. Entre os destaques, há para-choque de aço e duplos eixos trativos 6x4 e 8x4. Além da opção de escapamento vertical.
Há, ainda, o novo VMX Max 6x4 rígido, com PBT de 34 t. Ou seja, 2t a mais que o antecessor. Nesse caso, o motor tem 360 cv e o freio motor é o VEB de 300 cv. Além disso, há chassi duplo reforçado. Bem como suspensão dianteira parabólica de 8 t. A traseira é semielíptica de 26 t.
Volvo F fica 8% mais econômico
Do mesmo modo, os caminhões Volvo FH, FM e FMX têm novo trem de força. Agora, há motor D13k, com 380 cv, 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv. Bem como o D8K, com common rail atualizado, turbo de geometria variável e novas unidades injetoras. Além disso, ha o Wave. Ou seja, um sistema que permite que o motor trabalhe com alta pressão, porém, com menor injeção de diesel.
Segundo a marca, as tecnologias SCR com DPF e DOC também foram incorporadas. Assim como a nova caixa I-Shift. Como resultado, a redução de consumo de diesel chega a 8%. Por sua vez, o VEB+m sigla de Volvo Engine Brake Plus, passa a ser de série para todos os modelos da linha F.
Segurança
Além disso, a linha F vem de série com sistema de freios eletrônico EBS. Assim como assistente de partida em rampa, controle de tração e luz de freio de emergência. Da mesma forma, há célula de sobrevivência na cabine, para-choque anti-intrusão e teto-solar com saída de emergência.
Segundo o diretor de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti, o momento é importante para a marca. De acordo com ele, as vendas de modelos com peso bruto total (PBT) acima de 16 toneladas recuaram 2%. Ele se refere ao acumulado de janeiro a setembro deste ano ante o mesmo período de 2021.
Porém, o executivo afirma que os emplacamentos da empresa cresceram 14%. De acordo com ele, boa parte desse crescimento se deve ao Volvo FH 540. Líder total de vendas no mercado de caminhões desde 2019. As novidades vão ser oferecidas também por meio do novo programa de assinaturas da marca.